
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, na manhã desta terça-feira (18), a indicação de Alanna Galdino, filha do presidente da Casa, Adriano Galdino (Republicanos), para ocupar o cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A eleição foi conduzida pelo deputado Felipe Leitão (PSD), relator do processo.
A votação aconteceu de forma secreta. Dos 32 que votaram, foram 31 favoráveis e um contra, do deputado Wallber Virgolino (PL). O presidente Adriano Galdino se absteve de votar. Os deputados Hervázio Bezerra (PSB) e Gilbertinho (União) faltaram à sessão e não participaram da escolha. Eduardo Carneiro (SD) participou da sessão de forma remota e não teve direito a voto.
Na tarde desta terça (18), o governador João Azevêdo (PSB) formalizou a nomeação. Agora, o processo segue para o Tribunal de Contas do Estado. A corte faz uma nova avaliação dos requisitos e das comprovações apresentadas para a candidatura.

Veja a proclamação do resultado:
Alanna não foi submetida à sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Segundo o relator, Felipe Leitão, há a prerrogativa de fazer a dispensa da entrevista.
“A sabatina é optativa. Está no regimento que a Comissão e o relator convocar ou não do indicado ao TCE. Analisando bem o processo de inscrição, eu optei por não convocar, porque ela preenche todos os requisitos para o cargo”, afirmou o deputado.
Alanna Galdino foi a única candidata ao cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A filha do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos), caminha para ser a primeira mulher da história a compor a Corte.
A candidatura foi subscrita pelos deputados Anderson Monteiro (MDB), Branco Mendes (Republicanos), Camila Toscano (PSDB), Chió (Rede), Cicinho Lima (PL), Cida Ramos (PT), Danielle do Vale (Republicanos), Dra. Jane Panta (PP), Dra. Paula (PP), Dr. Romualdo (MDB), Dr. Taciano Diniz (União), Eduardo Brito (SD), Eduardo Carneiro (SD), Fábio Ramalho (PSDB), Felipe Leitão (PSD), Francisca Motta (Republicanos), Galego Souza (PP), George Morais (União), Inácio Falcão (PCdoB), João Gonçalves (PSB), João Paulo Segundo (PP), Jutay Meneses (Republicanos), Luciano Cartaxo (PT), Márcio Roberto (Republicanos), Sargento Neto (PL), Tanilson Soares (PSB), Tião Gomes (PSB) e Tovar Correia Lima (PSDB).
Wallber Vigorlino (PL), da oposição, e Hervázio Bezerra (PSB), da base governista, foram os únicos parlamentares contrários publicamente à candidatura.
Na semana passada, o nome de Allana foi levado a conselheiros do Tribunal de Contas, que, segundo apurou a reportagem do Portal MaisPB, avalizaram.
A vaga a ser ocupada é do conselheiro aposentado Arthur Cunha Lima. Antes mesmo dele deixar o Tribunal, deputados da atual legislatura articulavam para conseguir a indicação. Taciano Diniz (União), Jutay Menezes (Republicanos) e Tião Gomes (PSB), porém, desistiram.
Ao abdicar da disputa, Tião disse que “pessoas de cima” agiram para impedir a viabilidade de seu nome. Por fora, a contadora Clair Leitão também ensaiou entrar na corrida pela vaga no TCE. Ela, porém, não chegou ao número de assinaturas necessárias sequer para registrar a candidatura.
Alanna Galdino é filha do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba. No currículo enviado à Assembleia, ela apresentou formação em Direito, com pós-graduação em licitações. É funcionária da Secretaria de Planejamento do Estado.
Fonte: MaisPB
Conquista R$ 1.500.000,00: vereador Emano Araújo, em parceria com o deputado Mesinho Lucena, anuncia investimentos para saúde e esporte em Patos-PB
Legislativo Política de berço ou paixão em cuidar do povo? O trabalho incansável de Samuel Pinto em Patos
Imposto Câmara aprova projeto que prevê cobrança de tributo sobre o serviço de streaming audiovisual
Na Câmara Maikon Minervino declara apoio irrestrito ao prefeito Nabor Wanderley: “Se tem um babão, se chama Maikon”
Novembro Azul Francisca Motta conclama homens paraibanos a cuidarem da saúde no Novembro Azul
Isenção do IR Senado aprova e ampliação da isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil deverá valer já em 2026
Agradecimento Prefeita de Malta, Ana Peixoto, e líder político Nael Rosa recebem agradecimentos do Judiciário por apoio ao TRE em reunião com o desembargador Oswaldo Trigueiro
Eleições 2026 Pesquisa aponta Segundo Domiciano entre os 36 nomes eleitos para vaga de deputado estadual na Paraíba
Lei Aldir Blanc Pioneirismo: Cacimba de Areia é o primeiro município da Região das Espinharas credenciado a receber a Pnab 2025 Mín. 22° Máx. 36°