
A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Ambiental, tem intensificado as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2025 indicou uma incidência de 3,4, um número esperado para o período chuvoso, mas que exige atenção redobrada da população.
De acordo com o coordenador da Vigilância Ambiental, José Júnior de Medeiros, os agentes de combate às endemias estão diariamente visitando residências, comércios, terrenos baldios e pontos estratégicos do município, como cemitérios, borracharias e sucatas. Ao todo, 144 locais considerados críticos recebem inspeção quinzenalmente. Além disso, a aplicação de inseticida tem sido realizada em áreas estratégicas para conter a proliferação do mosquito.
Um dado preocupante do LIRAa revelou que 76% dos focos do mosquito foram encontrados dentro das residências, principalmente em tambores, baldes e recipientes no nível do solo. Por isso, a prefeitura reforça a necessidade da colaboração da população, adotando medidas simples, como manter caixas d’água e reservatórios de água da chuva sempre bem tampados, eliminar recipientes que possam acumular água e acondicionar corretamente o lixo, aguardando o recolhimento pelo serviço de coleta.
Além das visitas e das ações de controle, a Prefeitura de Patos tem investido na conscientização da população. Palestras educativas estão sendo realizadas nas escolas da rede municipal, incluindo atividades voltadas para o Dia Mundial da Água, em 22 de março. Carros de som também percorrem os bairros com mensagens de orientação sobre a prevenção ao mosquito.
A luta contra o Aedes aegypti é uma responsabilidade compartilhada. Com apenas 10 minutos por semana, cada morador pode inspecionar sua casa e eliminar possíveis criadouros do mosquito. O poder público segue fazendo sua parte, mas a participação da população é fundamental para evitar surtos de doenças e manter a cidade protegida.
Secom – Prefeitura de Patos



Reinauguração Centro de Cultura Amaury de Carvalho volta a abrir as portas com presença de ativistas culturais
Adoção responsável Projeto Amparar Animal promove feirinha de adoção neste sábado na Alça Sudeste, em Patos
Fora de realidade Meteorologista comenta sobre termômetros instalados em ruas de Patos e afirma que equipamentos apresentam temperaturas fora da realidade
Tributação Proposta de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil é aprovada no Senado
Vazamento Vazamento em caixa d’água da Cagepa causa preocupação entre moradores do Luar de Angelita e do Carmem Leda; Cagepa diz que reparo já foi realizado
Censo 2022 Maria, José, Silva e Santos são os nomes e sobrenomes mais comuns em Patos, segundo levantamento do IBGE
Zona Azul STTRANS anuncia aplicativo da Zona Azul e início da operação para 1º de dezembro em Patos
LUTO! Patos se despede da empresária Jaira Barros Dantas; velório ocorre no Jardim da Paz, e o sepultamento será nesta quinta (6)
Casa da Cidadania Cidadão reclama de demora na entrega de documento na Casa da Cidadania em Patos; diretora do órgão explica situação Mín. 22° Máx. 37°