
A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Ambiental, tem intensificado as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2025 indicou uma incidência de 3,4, um número esperado para o período chuvoso, mas que exige atenção redobrada da população.
De acordo com o coordenador da Vigilância Ambiental, José Júnior de Medeiros, os agentes de combate às endemias estão diariamente visitando residências, comércios, terrenos baldios e pontos estratégicos do município, como cemitérios, borracharias e sucatas. Ao todo, 144 locais considerados críticos recebem inspeção quinzenalmente. Além disso, a aplicação de inseticida tem sido realizada em áreas estratégicas para conter a proliferação do mosquito.
Um dado preocupante do LIRAa revelou que 76% dos focos do mosquito foram encontrados dentro das residências, principalmente em tambores, baldes e recipientes no nível do solo. Por isso, a prefeitura reforça a necessidade da colaboração da população, adotando medidas simples, como manter caixas d’água e reservatórios de água da chuva sempre bem tampados, eliminar recipientes que possam acumular água e acondicionar corretamente o lixo, aguardando o recolhimento pelo serviço de coleta.
Além das visitas e das ações de controle, a Prefeitura de Patos tem investido na conscientização da população. Palestras educativas estão sendo realizadas nas escolas da rede municipal, incluindo atividades voltadas para o Dia Mundial da Água, em 22 de março. Carros de som também percorrem os bairros com mensagens de orientação sobre a prevenção ao mosquito.
A luta contra o Aedes aegypti é uma responsabilidade compartilhada. Com apenas 10 minutos por semana, cada morador pode inspecionar sua casa e eliminar possíveis criadouros do mosquito. O poder público segue fazendo sua parte, mas a participação da população é fundamental para evitar surtos de doenças e manter a cidade protegida.
Secom – Prefeitura de Patos



Gato desaparecido Gato de estimação desaparece em Patos e dona oferece recompensa de R$ 200
Cultura Prefeitura de Patos realiza seminário de boas práticas, identidade e multiculturalismo na Praça Getúlio Vargas
Reclamação Taxista denuncia ocupação de vagas por outros veículos em praça do Mercado da Carne, em Patos
Juventude Guilherme Noronha recebe certificado “Amigo da Juventude” durante inauguração da unidade da AeC em Patos
Campanha solidária Família faz rifa solidária para custear cirurgia que pode devolver a visão a idosa de 87 anos, em Patos; veja como contribuir
Inauguração AeC inaugura unidade em Patos e impulsiona geração de empregos no Sertão
Falta de água Moradores denunciam que falta de água persiste em bairros de Patos neste sábado (6); Cagepa informa que sistema já foi religado
Destaque Município de Patos conquista 146 medalhas nas Olimpíadas do Conhecimento e lidera participação na Paraíba
Vagas de Emprego Jovem de Patos cria site gratuito para divulgar vagas de emprego na cidade Mín. 23° Máx. 35°