
No último sábado (22), o Ginásio O Rivaldão, em Patos, foi palco da oficina de grafitagem "Arte Teen", iniciativa promovida pela Prefeitura de Patos em parceria com a Secretaria Executiva de Juventude (SEJUV), Secretaria Executiva de Esporte, Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (SECULTE) e Secretaria de Desenvolvimento Social. O evento reuniu crianças e jovens de até 29 anos, proporcionando uma experiência única de aprendizado com o renomado artista plástico e ilustrador Roberto Nass.
A atividade destacou a inclusão e a valorização da arte urbana, sendo acessível também para adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A Associação de Pais e Amigos de Autistas de Patos e Região (ASPAA) esteve presente, viabilizando a participação dessas crianças e garantindo um ambiente acolhedor e diversificado.
Ulisses Neto, secretário executivo de Juventude, ressaltou o impacto da ação: “Essa foi a primeira edição do Arte Teen, um projeto que visa a socialização e também a inclusão através da arte urbana. Hoje tivemos a presença do Roberto Nass, um dos maiores artistas plásticos da Paraíba, conduzindo essa oficina de grafitagem que envolveu diversos jovens, inclusive com autismo. Esse é apenas o início de muitas outras atividades voltadas para a arte urbana.”
O ministrante da oficina, Roberto Nass, reforçou a importância da arte como ferramenta de inclusão. “Nós trabalhamos aqui a inclusão, usamos a arte para proporcionar um espaço de aprendizado e expressão. Além disso, o painel produzido pelos adolescentes será exibido no dia 12 de abril, durante o Festival Multicultural de Patos, na Praça Edvaldo Mota, dentro da tenda da ASPAA”, destacou o artista.
Entre os participantes, a jovem Kátia Cristina celebrou a oportunidade de contato com o grafite. “Foi uma experiência muito massa! Conheci mais sobre o grafite, que é uma arte de rua incrível. Esse tipo de ação é muito importante para a juventude, pois nos permite aprender e até pensar em praticar essa arte no futuro”, disse.
O vereador Rafael Policial, que acompanhou seu filho autista durante a oficina, destacou o papel do poder público em iniciativas como essa. “A cidade de Patos merece ações como essa, que promovam a inclusão. Como vereador, me comprometo a dialogar com a ASPAA para ampliar esse tipo de evento e buscar formas de inserir a arte e a inclusão no calendário educacional municipal”, afirmou.
A oficina de grafitagem "Arte Teen" reforça o compromisso da Prefeitura de Patos em fomentar a cultura urbana, promover a inclusão social e oferecer espaços de aprendizado e expressão para a juventude. Com grande adesão e impacto positivo, a iniciativa abre caminho para novas edições e atividades voltadas à valorização da arte e da diversidade.
Secom – Prefeitura de Patos





Ação solidária Ação solidária liderada pelo empresário Gutemberg Segundo distribui mais de 300 cestas básicas em bairros de Patos
Pedido de ajuda Moradora pede ajuda para cão de rua ferido no Conjunto São Judas Tadeu, em Patos
Solidariedade Projeto “Refúgio do Sol” leva climatizadores e equipamentos hospitalares ao Lar dos Velhinhos de Patos
Balanço positivo Patos tem o 6º maior PIB da Paraíba e crescimento de 15,62%, aponta o IBGE
Falta de água Moradora do bairro Santa Clara, em Patos, reclama de problemas no abastecimento há vários dias
Nota de falecimento Morre em Patos o comerciante Antônio Menino Leite, aos 68 anos
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Transtornos Moradora relata transtornos com galeria estourada que vem retornando para sua residência na Vila Cavalcante, em Patos
Nota de falecimento Morre em Patos Maria Eleuteria de Assis, aos 84 anos Mín. 23° Máx. 32°