
A Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB) anunciou, na tarde desta quinta-feira (27), a equipe de arbitragem que comandará a grande final do Campeonato Paraibano 2025, que acontece neste domingo (30), no Estádio Almeidão, em João Pessoa. A decisão, que envolve Botafogo-PB e Sousa, contará com arbitragem de vídeo (VAR) e será apitada por Flávio Rodrigues de Souza, árbitro paulista do quadro da Fifa.
Os auxiliares serão Márcia Bezerra, de Rondônia, e Luiz Claudio Regazone, do Rio de Janeiro. Já a quarta árbitra será Deborah Cecília, de Pernambuco, também pertencente ao quadro da Fifa.
O comando do VAR ficará sob responsabilidade do baiano Diego Pombo, árbitro de vídeo da Fifa, enquanto o paulista Vitor Carmona Metestaine, também do quadro da Fifa, atuará como AVAR (assistente do VAR).
Após vitória por 1 a 0 no jogo da ida, disputado no último domingo (23), no Marizão, o Sousa joga pelo empate para sacramentar o segundo título consecutivo do estadual. Já o Belo precisa vencer por pelo menos 1 gol de vantagem para levar a decisão aos pênaltis, ou por dois gols para conquistar o título.
A escolha de Flávio Rodrigues de Souza para apitar a final chama atenção por conta de algumas polêmicas recentes. O árbitro esteve no centro das discussões na semifinal do Campeonato Paulista 2025, ao marcar um pênalti contestado para o Palmeiras contra o São Paulo, após falta de Arboleda sobre Vitor Roque. A decisão gerou fortes reclamações dos são-paulinos, mas Raphael Veiga converteu a cobrança e garantiu a classificação do Palmeiras.
A Federação Paulista de Futebol (FPF) confirmou, através de um ofício enviado ao presidente do São Paulo, Julio Casares, que houve erro na marcação deo pênalti.
Além disso, em 2024, Flávio foi afastado duas vezes pela CBF após erros de arbitragem no Campeonato Brasileiro. Em um dos casos mais emblemáticos, na partida entre Vitória e Fluminense, ele marcou dois pênaltis polêmicos para o time baiano. O primeiro foi corrigido pelo VAR, mas o segundo, marcado nos minutos finais do jogo, foi amplamente criticado.
Diante dessas controvérsias, a atuação do árbitro na decisão do Campeonato Paraibano será acompanhada de perto por torcedores e equipes, especialmente em um jogo que vale o título estadual.
A final entre Botafogo-PB e Sousa acontece neste domingo (30), às 16h, no Estádio Almeidão, com expectativa de casa cheia e um confronto equilibrado em busca da taça.
Por Felipe Vilar - Patos Online
Jogo festivo Jogo festivo em Cacimba de Areia homenageará Antônio Fernandes e Jailson Rodrigues no estádio O Ferreirão
Brasileirão Santos vence o Palmeiras com gol de Rollheiser no fim, sai da zona de rebaixamento e 'dá' liderança ao Flamengo
Brasileirão Flamengo goleia o Sport, assume liderança e pressiona Palmeiras na rodada; joia de 18 anos marca na estreia
Amistoso Brasil faz primeiro tempo de gala e vence Senegal em amistoso com 'clima de Copa do Mundo'
Reforço Pombal contrata 1º lateral-esquerdo para o Paraibano 2026 e chega a quatro reforços anunciados
Sem contrato Nada feito: Após anúncio, volante Walfrido desfaz acordo com o Nacional de Patos e não disputará o Paraibano 2026 pelo clube
Reforço Esporte de Patos anuncia lateral-esquerdo Lázaro Silva como reforço para 2026
Absolvido Caso Bruno Henrique: STJD retira gancho de atacante do Flamengo e aplica multa de R$ 100 mil; jogador está liberado para atuar
Brasileirão Com hat-trick de Deyverson, Fortaleza busca empate com Atlético-MG no fim e estraga festa de Hulk Mín. 22° Máx. 36°