Um bebê de nove meses de idade foi internado no Hospital Municipal do Valentina Figueiredo, em João Pessoa, após ser encontrado com sinais de desnutrição grave e maus-tratos em uma residência no bairro dos Novais. A criança chegou à unidade de saúde em 14 de março, após ser encaminhada pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cruz das Armas.
A situação do bebê só ganhou repercussão pública nesta sexta-feira (28), quando detalhes foram divulgados pelo Conselho Tutelar.
O caso foi, inicialmente, identificado pela comunidade do bairro dos Novais, que forçou a mãe da criança a levar o bebê à UPA de Cruz das Armas após notarem os sinais de maus-tratos e o estado debilitado da criança.
De acordo com o Conselho Tutelar da Região Sul de João Pessoa, a mãe, que seria usuária de drogas, era responsável pelos cuidados da criança. Além da desnutrição, o bebê estava sem as vacinas obrigatórias do calendário vacinal.
Após a criança ser atendida na UPA, o Conselho Tutelar foi notificado e tomou as providências legais, registrando um boletim de ocorrência e acionando as autoridades competentes.
Em sequência, a equipe do Conselho solicitou uma medida protetiva em favor da criança, impedindo que a mãe tenha qualquer contato com ela. O caso também foi encaminhado à Polícia Civil, que deve dar continuidade às investigações.
A conselheira tutelar Thaisy Cardoso informou que, apesar da gravidade do quadro clínico, o bebê tem evoluído de maneira satisfatória após ser internado no Hospital Municipal Valentina Figueiredo. “Atualmente, a criança vem evoluindo bem, está internada e sem previsão de alta no Hospital do Valentina”, destacou a conselheira tutelar.
A avó materna da criança foi chamada a acompanhar o bebê e agora é responsável por seus cuidados enquanto as autoridades continuam monitorando o caso.
Fonte: g1 PB
Mín. 21° Máx. 36°