Na sessão ordinária da última terça-feira (1º de abril), o vereador Rafael Policial protocolou e apresentou um Projeto de Lei que concede o Título de Cidadão Patoense ao artista plástico José Roberto do Nascimento, conhecido artisticamente como Roberto Nass.
Natural de Caruaru-PE, Roberto Nass reside na Paraíba há cerca de 30 anos. Seu primeiro contato com a arte ocorreu ainda na infância, quando ajudava seu pai na feira livre na venda de animais, onde teve acesso à cultura NAIF e desenvolveu interesse pela arte primitiva moderna, inspirada no cotidiano nordestino.
Seu trabalho é voltado para a arte sustentável, com oficinas de grafite e desenho para crianças e jovens em escolas públicas e privadas. Nessas atividades, ele ensina técnicas de pintura em grafite, telas e painéis urbanos em espaços como prefeituras, museus, escolas e empresas comerciais.
Roberto Nass também desenvolve um trabalho voluntário na ASPAA (Associação de Pais e Amigos de Autistas), onde colabora com eventos culturais da cidade de Patos. Casado com Suzana Medeiros e pai de um filho autista, ele é engajado na luta pela conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e participa ativamente de eventos regionais sobre o tema.
Roberto Nass é um dos principais representantes da arte urbana na Paraíba. Um de seus trabalhos mais emblemáticos é o painel de 30 metros na FUNES (Fundação Ernani Satyro). Além disso, desenvolveu murais em diversas cidades, como o painel do educador Paulo Freire na Escola dos Sonhos, em Bananeiras.
Em 2022, seu talento foi reconhecido em uma enquete entre artistas de Patos, Campina Grande e João Pessoa, que o escolheu para representar a Paraíba na Exposição do Centenário do Rádio no Brasil, realizada em Brasília. Sua obra, uma réplica do Rádio Capelinha retratando um casal de idosos sertanejos ouvindo rádio, foi inspirada na histórica frase "Patos falando mais alto para mais longe", dita por Ernani Satyro. Essa peça foi a primeira de um artista patoense a integrar o acervo do Museu Nacional da República.
Atualmente, Roberto Nass possui um estúdio ao lado do Teatro Municipal de Patos, onde expõe seu trabalho e recebe visitantes. Recentemente, seu talento foi reconhecido pelo Instituto Alok, que o contratou para pintar um grande painel na fachada da APAE na cidade de Cajazeiras.
Seu compromisso com a arte e com a comunidade reflete a importância da arte na transformação social, tanto para os artistas quanto para aqueles que a apreciam.
Patosonline.com
Com assessoria
Mín. 20° Máx. 36°