
Um levantamento divulgado nesta segunda-feira (07) pelo Instituto ANOVA, em parceria com o portal PB Agora, revela um cenário eleitoral promissor para o atual governador João Azevêdo (PSB) na disputa por uma das duas vagas ao Senado Federal que estarão em jogo nas eleições de 2026 na Paraíba.
Segundo a pesquisa estimulada — quando o eleitor escolhe entre nomes previamente apresentados —, Azevêdo lidera com 31,7% das intenções de voto para o 1º voto ao Senado, mais que o dobro do percentual do segundo colocado, o ex-senador Cássio Cunha Lima (PSDB), que aparece com 13,6%.

Com essa vantagem significativa, João Azevêdo se posiciona como o nome mais forte até o momento para conquistar uma das duas vagas disponíveis. O levantamento também revela um cenário competitivo para o segundo voto, com nomes importantes do cenário político paraibano disputando espaço.
Nesse cenário, o senador Veneziano Vital do Rêgo lidera como a segunda opção do eleitorado, seguido de perto por Azevêdo e Cássio, o que evidencia uma disputa acirrada pela segunda cadeira.

A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 29 de março de 2025, ouvindo 2.002 eleitores com 16 anos ou mais em 70 municípios das quatro regiões do estado (Mata, Agreste, Borborema e Sertão). A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.
O Instituto ANOVA, dirigido pelo empresário Bruno Agra, utilizou metodologia de amostragem estratificada, garantindo a representatividade regional e demográfica dos entrevistados.
A amostra contemplou cidades de todas as regiões paraibanas, como João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa, Cajazeiras, Guarabira, Monteiro, Pombal, entre outras, assegurando a diversidade geográfica e socioeconômica dos eleitores ouvidos.
A pesquisa mostra que, embora João Azevêdo apareça com vantagem expressiva no 1º voto, a corrida pela segunda vaga ao Senado permanece indefinida. Os altos índices de eleitores indecisos — 23,4% para o 1º voto e 38,0% para o 2º — reforçam que o cenário ainda pode mudar significativamente até 2026.
Além disso, o número de votos brancos e nulos também é elevado, especialmente no 2º voto (12,5%), o que aponta para um eleitorado ainda em processo de definição.
Fato é que, a eleição para o Senado na Paraíba em 2026 promete ser uma das mais movimentadas da história recente do estado.
Por Patos Online
Com informações do PB Agora
Agenda política Com homenagens, Francisca Motta viabiliza frota de veículos nos 64 anos de Santa Terezinha
Nota de Pesar Francisca Motta lamenta morte do vereador e ex-deputado Edmilson Soares
Suspensão Detran-PB suspende serviços de processos de veículos entre 29 de dezembro e 1º de janeiro
Orçamento 2026 Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$ 61 bilhões em emendas parlamentares e cortes em programas sociais, como o Farmácia Popular
Farra do INSS Presidente da OAB-PB, Harrison Targino, critica “crises artificiais” na política que encobrem problemas centrais do país, como a farra do INSS
Luto na política Morre Edmilson Soares, vereador de João Pessoa e ex-deputado Mín. 23° Máx. 32°