Na última sexta-feira (4), a Prefeitura de Patos esteve no Recife com uma comitiva formada por representantes de várias secretarias, em uma visita guiada pelo secretário de Relações Internacionais do Recife, Marcos Toscano. O objetivo foi conhecer experiências que inspiram soluções mais acessíveis, tecnológicas e humanas para os serviços públicos.
A primeira parada foi em uma das Praças da Infância, espaços pensados para crianças e suas famílias, com forte integração à natureza. Com ambientes acolhedores, em formato de roda, que estimulam a convivência e a parentalidade positiva, com brinquedos naturalizados, estruturas desafiadoras (como o trepa-trepa em forma de fogueira desconstruída), diversas texturas e escuta ativa de crianças e profissionais.
A apresentação foi conduzida por Luciana Lima, secretária executiva da Primeira Infância do Recife, que compartilhou o processo de escuta e construção dos espaços. Atualmente, Recife conta com 12 praças como essa — construídas ou revitalizadas com esse olhar.
Em seguida, a comitiva passou pelo Mercado da Encruzilhada, em funcionamento, e pelas obras de requalificação do Mercado São José, importante patrimônio da capital.
Na sede da EMPREL (Empresa Municipal de Informática do Recife), foram apresentados projetos que usam a tecnologia para aproximar a população dos serviços públicos. O principal destaque foi o Conecta Recife, plataforma que reúne, em um só lugar, serviços de saúde, educação, assistência social, empregabilidade e muito mais — tudo acessível pelo celular.
A apresentação foi feita por Rafael Cunha, secretário de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia do Recife, que detalhou como o município tem adotado o conceito de “governo como plataforma”, levando os serviços até onde o cidadão está, de forma integrada e proativa.
Outro ponto marcante foi a visita ao COMPAZ (Centro Comunitário da Paz), um complexo público que oferece, em um só local, serviços como CRAS, CREAS, PROCON, biblioteca, cursos profissionalizantes, atividades culturais e esportivas. O espaço também abriga o programa Mãe Coruja, voltado à atenção integral à primeira infância — uma iniciativa semelhante ao Programa PAI (Programa de Atenção à Infância) desenvolvido em Patos.
Recebida por Túlio Arruda, secretário de Cidadania e Cultura de Paz, e pela equipe do COMPAZ, a comitiva conheceu de perto o funcionamento do espaço e os diversos serviços e atividades oferecidos à população.
A visita foi finalizada no gabinete do prefeito João Campos. Em conversa direta, a comitiva conheceu mais sobre a gestão integrada da cidade e a forma como os desafios são enfrentados.
Na ocasião, foi apresentado o Programa PAI, iniciativa da gestão que tem transformado a realidade das crianças patoenses. O prefeito Nabor Wanderley também fez a entrega da Cartilha da Primeira Infância de Patos, que reúne dados, ações e avanços do programa, além de destacar os serviços voltados à infância e às famílias.
Além do prefeito, integraram a comitiva a primeira-dama Eliane Gomes, o chefe de gabinete Sales Júnior, a secretária de Desenvolvimento Social e Habitação Helena Wanderley, o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico Vinícius França, com sua equipe, e a arquiteta Karol Lustosa, da Secretaria Executiva de Urbanismo.
A visita foi um passo importante na busca por referências que contribuam para que Patos avance em políticas públicas mais modernas, acolhedoras e eficientes.
Por Secom - Prefeitura de Patos
Mín. 20° Máx. 37°