Quinta, 17 de Abril de 2025
Banner Chacara Canaa
Banner JC Motos
Banner Dra Joyce
UNIFIP
Banner Dr Romulo
Banner Clima Sublime
Banner Hmais Onco
Banner Dra Priscylla
Policial Transformador

Segundo transformador gigante para energia eólica deve ser transportado de Suape a Nova Palmeira a partir de maio

O transformador, que chegou ao porto pernambucano em março, pesa 250 toneladas e possui 1,2 metros de comprimento, 4,2 metros de largura e 4,5 metros de altura.

08/04/2025 às 11h00 Atualizada em 08/04/2025 às 15h17
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online com ClickPB
Compartilhe:
Foto: Produtora Felipe da Mídia
Foto: Produtora Felipe da Mídia

A partir do mês de maio, um segundo transformador de grande porte será transportado do Porto de Suape, em Pernambuco, até o município de Nova Palmeira, no Seridó da Paraíba. O equipamento integra as obras do Complexo Eólico Serra da Palmeira, que está sendo implantado na região pela CTG Brasil, uma das maiores empresas de energia limpa do país.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

O transformador, que chegou ao porto pernambucano em março, pesa 250 toneladas e possui 1,2 metros de comprimento, 4,2 metros de largura e 4,5 metros de altura. Fabricado na China, o equipamento foi trazido ao Brasil por navio e permanecerá no local até o início do deslocamento terrestre.

A responsável pela operação de transporte será a CET Brazil, que utilizará novamente a chamada “carreta do transformador”, uma superestrutura com 113,7 metros de comprimento e peso total (carreta + carga) de 600 toneladas. O primeiro transformador, transportado em fevereiro, ganhou repercussão nas redes sociais devido à dimensão e à lentidão do comboio nas estradas.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

Percurso e logística

O trajeto terá aproximadamente 400 km, passando por rodovias federais (BRs 101 e 230) e pela rodovia estadual PB-177, no trecho entre Soledade e Nova Palmeira.

Devido ao tamanho e peso da carreta, a velocidade média do comboio será reduzida:

Continua após a publicidade
Banner A Dois
  • 7 km/h nas BRs
  • 3,3 km/h na PB-177

A previsão é de que o transporte dure cerca de 20 dias, o mesmo prazo que foi necessário para a entrega do primeiro transformador.

O equipamento tem como objetivo converter a energia gerada pelas turbinas eólicas em energia elétrica, possibilitando sua inserção no Sistema Interligado Nacional (SIN). O projeto faz parte da expansão da matriz energética sustentável no Brasil e representa um avanço significativo para o desenvolvimento da região do Seridó paraibano.

Durante o deslocamento, a carreta exigirá interdições parciais e acompanhamento de equipes técnicas e policiais para garantir a segurança no trânsito. Motoristas que trafegarem pelas rotas previstas devem ficar atentos às interdições programadas e possíveis desvios.

Com a chegada do novo transformador, o Complexo Eólico Serra da Palmeira dá mais um passo importante rumo à sua consolidação como um dos grandes polos de geração de energia renovável no Nordeste brasileiro.

Por Patos Online
Com informações do ClickPB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 02h06 - Fonte: ClimaTempo
21°
Tempo limpo

Mín. 20° Máx. 37°

Sex 37°C 20°C
Sáb 34°C 19°C
Dom 35°C 21°C
Seg 35°C 22°C
Ter 34°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras