
Em entrevista para o programa Balanço da Notícia, da Rádio Itatiunga 102,9 FM, os ciclistas profissionais, Francisco Guedes, 49 anos, e Francisco Praxedes, 63, relataram como tem sido os dias de peregrinação na estrada. Eles percorrerão cerca de 2.700 km entre Patos e o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Aparecida, em São Paulo. O objetivo é agradecer a proteção divina recebida e o combustível que os move é a fé.
Francisco Guedes é de Patos e é 3º sargento da Polícia Militar lotado em Ouro Branco, no Rio Grande do Norte. Já Francisco Praxedes é professor de Educação Física aposentado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e proprietário de uma academia de musculação em Catolé do Rocha, Paraíba. Ambos são colegas de pedal em Patos e juntos alimentaram o sonho do maior pedal de suas vidas.
No momento da entrevista para a Rádio Itatiunga, por volta das 7 horas da manhã desta segunda-feira (7), os ciclistas estavam tomando café da manhã em Itatim, na Bahia, onde pernoitaram, a cerca de 900 km da capital do Sertão, ponto de largada da peregrinação.
No fim de semana anterior, eles haviam passado por um dos tantos desafios enfrentados na estrada. Praxedes havia quebrado um dente e, após muita dor, precisou receber atendimento odontológico em plena madrugada. Para isso, foi necessário o apoio e o conhecimento dos colegas de pedal que ficaram em Patos dando todo o suporte necessário.
Nesta terça-feira (8), eles passaram pelo município de Poções, BA, com pernoite em Vitória da Conquista.
A previsão é que eles cheguem ao Santuário de Aparecida somente no dia 23 de abril. Até lá, eles ainda terão que percorrer muitas distancias, passando pela gigante Bahia, Minas Gerais, beirando o estado do Rio de Janeiro, até chegar ao destino final, no estado de São Paulo onde farão o caminho da fé, iniciando em Águas de Prata, SP, passando pela Canção Nova, em Cachoeira Paulista, pela a residência de São Frei Galvão – primeiro santo brasileiro, em Guaratinguetá – até chegar ao Santuário Nacional, em Aparecida, onde, aos pés da pequena imagem da Virgem Maria, prometem consagrar suas vidas, a dos seus familiares e amigos.
Quanto ao retorno para Patos, quando questionados pelos apresentadores José Filho e Márcio Costa, foram enfáticos em responder: “será de carro”, concluíram.
Texto: Colaboração/José Filho






Ação solidária Ação solidária liderada pelo empresário Gutemberg Segundo distribui mais de 300 cestas básicas em bairros de Patos
Pedido de ajuda Moradora pede ajuda para cão de rua ferido no Conjunto São Judas Tadeu, em Patos
Solidariedade Projeto “Refúgio do Sol” leva climatizadores e equipamentos hospitalares ao Lar dos Velhinhos de Patos
Balanço positivo Patos tem o 6º maior PIB da Paraíba e crescimento de 15,62%, aponta o IBGE
Falta de água Moradora do bairro Santa Clara, em Patos, reclama de problemas no abastecimento há vários dias
Nota de falecimento Morre em Patos o comerciante Antônio Menino Leite, aos 68 anos
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Transtornos Moradora relata transtornos com galeria estourada que vem retornando para sua residência na Vila Cavalcante, em Patos
Nota de falecimento Morre em Patos Maria Eleuteria de Assis, aos 84 anos Mín. 23° Máx. 37°