
Luiz Batista de Lucena, paciente oncológico atendido pelo Hospital do Bem, em Patos, procurou a equipe do Patos Online nesta quarta-feira (09) para denunciar a longa espera pela medicação Abiraterona, essencial para o tratamento de sua condição de saúde. Segundo ele, a solicitação do remédio foi feita em 21 de janeiro deste ano, junto à 6ª Gerência Regional de Saúde (GRS), mas, passados quase três meses, o medicamento ainda não foi entregue.
“Eu não consegui ainda, não. Eu dei entrada, faço tratamento no Hospital do Bem, mas até agora, nada. Me disseram que o governo do estado não está repassando o dinheiro para fazer a compra do medicamento. Só que tem muita gente dizendo que está recebendo. E aí, eu fico sem, me prejudicando”, relatou Luiz, visivelmente aflito.
Na tentativa de garantir o acesso ao remédio, o paciente procurou a Defensoria Pública. No entanto, ele afirma que o processo é burocrático e a data marcada para apresentação dos documentos foi agendada apenas para o dia 26 do próximo mês. “É uma burocracia danada... só pra poder levar a papelada e dar entrada”, lamentou.
A reportagem entrou em contato com o gerente da 6ª Gerência Regional de Saúde, José Francisco de Souza, mais conhecido como Zeca, que esclareceu a situação. Segundo ele, a medicação solicitada está em processo de aquisição pela Secretaria Estadual de Saúde, sendo uma compra centralizada e de responsabilidade do governo estadual.
“A Secretaria do Estado não repassa o dinheiro para que a gente possa comprar essa medicação aqui. A compra é feita de forma estadual e, depois, os medicamentos são distribuídos para todas as gerências regionais. A gente apenas faz a dispensação. Agora, mais uma vez, vou buscar informações junto à Secretaria de Estado para saber em que estágio está essa aquisição”, afirmou o gerente.
Ele ainda reconheceu a legitimidade da reivindicação feita pelo paciente. “Entendo o processo de dor pelo qual o usuário está passando. Ele tem todo o direito de reivindicar a chegada do medicamento, e por isso vamos entrar em contato com a Secretaria de Saúde em João Pessoa para verificar a situação”.
Por Patos Online
Ação solidária Ação solidária liderada pelo empresário Gutemberg Segundo distribui mais de 300 cestas básicas em bairros de Patos
Pedido de ajuda Moradora pede ajuda para cão de rua ferido no Conjunto São Judas Tadeu, em Patos
Solidariedade Projeto “Refúgio do Sol” leva climatizadores e equipamentos hospitalares ao Lar dos Velhinhos de Patos
Balanço positivo Patos tem o 6º maior PIB da Paraíba e crescimento de 15,62%, aponta o IBGE
Falta de água Moradora do bairro Santa Clara, em Patos, reclama de problemas no abastecimento há vários dias
Nota de falecimento Morre em Patos o comerciante Antônio Menino Leite, aos 68 anos
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Transtornos Moradora relata transtornos com galeria estourada que vem retornando para sua residência na Vila Cavalcante, em Patos
Nota de falecimento Morre em Patos Maria Eleuteria de Assis, aos 84 anos Mín. 23° Máx. 37°