O balanço de atendimentos no final de semana na Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, mostra que, entre as 18h do último dia 11 até a meia-noite desse domingo (13), 276 pacientes deram entrada na unidade, sendo que, destas, 13 pessoas por causa de sinistros de trânsito. A unidade, que integra a rede estadual de saúde, realizou ainda 31 cirurgias, sendo 11 procedimentos de urgência e 20 cirurgias eletivas.
Das cirurgias realizadas, o maior quantitativo foi de procedimentos oncológicos, com 16 casos, seguido de cirurgias vasculares, com sete registros, ortopedia, com mais seis casos, além de uma cirurgia geral e outra urológica. Durante o plantão do final de semana, 53 pessoas precisaram ser internadas após consulta médica por causas diversas. Neste quantitativo já estão incluídos os 31 pacientes que se submeteram às cirurgias.
O plantão de maior procura pelo serviço foi o da sexta-feira (11), que contabilizou 101 atendimentos, seguido do sábado (12), com mais 94 entradas. No domingo (13), mais 81 pessoas foram atendidas na urgência e emergência da unidade por causas diversas, sendo a mais recorrente de pessoas com queixas de dores, com 55 casos. O hospital atendeu ainda, entre outras demandas, 14 pessoas que sofreram quedas, seis que foram mordidas por animais (gatos e cachorros), cinco que tiveram Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), quatro com crise nervosa, uma com Acidente Vascular Cerebral (AVC) e outra por tentativa de suicídio.
Todas as 13 pessoas que deram entrada no hospital por causa de sinistros de trânsito estavam em motos. Além da cidade de Patos, com cinco vítimas, a unidade atendeu ainda acidentados vindos das cidades de Condado, Malta, Santa Teresinha, Teixeira e Vista Serrana. O Hospital Regional de Patos é referência para 89 municípios do sertão para Clínica Médica, Urgência e Emergência, Cirurgias, Oncologia e também para casos de Hemodinâmica.
Por Secom-PB
Mín. 22° Máx. 35°