Em alusão ao Dia Nacional da Segurança do Paciente, comemorado em 1º de abril, o Hospital Infantil Noaldo Leite (HINL) implementou uma nova medida de cuidado: a pulseira de identificação de risco de queda. A iniciativa visa sinalizar de forma adequada os pacientes com maior vulnerabilidade, proporcionando mais segurança às crianças internadas na unidade.
A ação faz parte das estratégias adotadas pelo hospital para fortalecer a cultura da segurança no ambiente hospitalar. Desde o início do mês, os pacientes internados passaram a receber a sinalização especial, como parte das boas práticas preconizadas pelo Núcleo de Segurança do Paciente.
“O objetivo é garantir um cuidado mais seguro, com responsabilidade, atenção e respeito”, destacou Pricilla Silva Braga, coordenadora do núcleo no HINL.
O Dia Nacional da Segurança do Paciente tem como principal finalidade conscientizar sobre a prevenção de incidentes nos serviços de saúde e a promoção de um atendimento de qualidade. A data também serve como um momento de mobilização entre profissionais, gestores, pacientes e familiares em prol de ações que envolvem desde a identificação correta do paciente, uso seguro de medicamentos, até a prevenção de infecções, quedas e erros em procedimentos.
Além disso, a ocasião reforça a importância da transparência, da comunicação eficaz entre as equipes de saúde e do aprendizado contínuo com os erros, com o propósito de evitar a repetição de falhas e promover a melhoria contínua dos serviços.
Patosonline.com
Com informações da Assessoria
Mín. 21° Máx. 36°