
O estudante patoense do curso de Adminsitração Sávio Nunes Alves, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), acaba de alcançar um feito notável no cenário da inovação tecnológica. CEO e fundador da Startup Sustentup, Sávio lidera a equipe por trás da Ecocycle, uma plataforma voltada à sustentabilidade e ao combate ao desperdício de alimentos, que acaba de ser reconhecida com o Certificado Global de Inovação Tecnológica.
A certificação foi concedida após a Sustentup ser uma das 11 Startups selecionadas no rigoroso processo de aceleração do Acelera-I, programa desenvolvido pela UEPB em parceria com a Fundação Wadhwani, que apoia projetos de impacto social e tecnológico em diversos países.
Lançado com o propósito de incentivar ideias inovadoras nascidas em ambientes acadêmicos e empreendedores, o Acelera-I recebeu dezenas de propostas, das quais apenas 29 foram aprovadas para o ciclo de aceleração. Durante seis meses, as Startups participaram de mentorias especializadas, avaliações técnicas e refinamentos intensivos em seus modelos de negócio. Ao final, apenas 11 atingiram a pontuação máxima para receber o certificado internacional — entre elas, a Sustentup, que representa com orgulho o município de Patos, no Sertão paraibano.
“Essa conquista foi resultado de um longo caminho. Trabalhei por 1 ano e 5 meses no desenvolvimento do modelo de negócio até estar preparado para o edital. Ver a Sustentup receber um selo internacional de inovação é a certeza de que estamos no caminho certo”, destacou Sávio Nunes.
A plataforma Ecocycle foi desenvolvida com foco na economia circular, propondo soluções inteligentes para o setor alimentício, como reaproveitamento de alimentos, logística sustentável e incentivo a práticas ecologicamente responsáveis.
Além de Sávio Nunes, a Sustentup conta com Pedro Victor Cardoso Figueiredo como Chief Operating Officer (COO) e Davi Henrique Cardoso de Oliveira Filho como Chief Innovation Advisor (CIA). Juntos, os três formam o núcleo estratégico da Startup, que agora entra na fase de incubação empresarial, com metas ambiciosas para 2025: apresentar a Ecocycle em eventos por todo o Brasil e captar investimentos para ampliar o alcance da solução.
A trajetória da Sustentup reforça o papel fundamental das universidades públicas como ambientes férteis para o desenvolvimento de ideias com impacto social. O reconhecimento internacional do projeto é uma prova de que, com propósito, dedicação e apoio institucional, jovens talentos podem transformar desafios sociais e ambientais em oportunidades reais de mudança.
Ação solidária Ação solidária liderada pelo empresário Gutemberg Segundo distribui mais de 300 cestas básicas em bairros de Patos
Pedido de ajuda Moradora pede ajuda para cão de rua ferido no Conjunto São Judas Tadeu, em Patos
Solidariedade Projeto “Refúgio do Sol” leva climatizadores e equipamentos hospitalares ao Lar dos Velhinhos de Patos
Balanço positivo Patos tem o 6º maior PIB da Paraíba e crescimento de 15,62%, aponta o IBGE
Falta de água Moradora do bairro Santa Clara, em Patos, reclama de problemas no abastecimento há vários dias
Nota de falecimento Morre em Patos o comerciante Antônio Menino Leite, aos 68 anos
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Transtornos Moradora relata transtornos com galeria estourada que vem retornando para sua residência na Vila Cavalcante, em Patos
Nota de falecimento Morre em Patos Maria Eleuteria de Assis, aos 84 anos Mín. 23° Máx. 37°