
A Defesa Civil Nacional reconheceu, na última quinta-feira (17), a situação de emergência nos municípios paraibanos de Sossêgo e Teixeira, em decorrência da forte estiagem que vem afetando a região. A medida permite que as prefeituras das duas cidades solicitem, de forma imediata, recursos do Governo Federal para ações de enfrentamento aos efeitos da seca.
Com o reconhecimento oficial, os municípios passam a ter acesso facilitado a ações de assistência humanitária, como aquisição de cestas básicas, água mineral, kits de higiene, refeições para trabalhadores e voluntários, além de outros itens essenciais para mitigar os impactos da estiagem prolongada.
De acordo com dados atualizados, a Paraíba já contabiliza 124 reconhecimentos de situação de emergência vigentes, sendo:
A estiagem é um dos fenômenos mais recorrentes e impactantes no semiárido paraibano, comprometendo o abastecimento de água, a produção agrícola e a vida de milhares de famílias que dependem diretamente da agricultura de subsistência.
As prefeituras de Sossêgo e Teixeira agora devem elaborar planos de ação e encaminhar à Defesa Civil Nacional para que os recursos sejam liberados de forma ágil.
Por Patos Online
Violência Tentativa de homicídio é registrada durante festa pública em Teixeira
Tráfico de drogas Polícia Militar flagra plantação de maconha em residência monitorada e conduz dois suspeitos à delegacia em Teixeira
Mandado de Prisão Polícia Militar cumpre mandado de prisão civil por pensão alimentícia em Teixeira
Adutora do Pajeú Últimos ajustes: Teixeira vive expectativa histórica com avanço da segurança hídrica e testes do sistema de bombeamento da adutora do Pajeú
Festa de Natal Teixeira-PB anuncia programação especial de Natal com dois dias de eventos culturais e religiosos
Mandado de Prisão Polícia Militar cumpre mandado de prisão durante rondas no bairro Água Azul, em Teixeira
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Comemoração Murilo Galdino comemora reta final de obras da Adutora do Pajeú em Teixeira
Problemática Advogadas expõem problemática na Comarca de Teixeira com ausência de juiz titular e cobram solução urgente do TJPB: “Uma justiça tardia não é justiça” Mín. 23° Máx. 37°