
Mais um caso de feminicídio chocou o Sertão da Paraíba nesta terça-feira, 22 de abril. Uma mulher identificada como Vandalúcia Soares Sobreira, de 43 anos, foi assassinada com um golpe de faca no tórax, na cidade de Pombal, por volta das 14h48. O acusado do crime é Jhon Lenon Martins de Oliveira, de 35 anos, que foi preso em flagrante pela Polícia Militar logo após o ocorrido.
Segundo informações da Polícia Civil, a vítima e o suspeito eram andarilhos e estavam abrigados em uma clínica de reabilitação na cidade de Cajazeiras. Testemunhas relataram que o casal discutiu momentos antes do crime, mas as motivações ainda são desconhecidas. A faca utilizada na agressão não foi localizada até o momento.
Vandalúcia morreu ainda no local, apesar da atuação das equipes de resgate do Corpo de Bombeiros e do SAMU. Jhon Lenon foi conduzido à Delegacia Distrital de Pombal, onde permanece detido, à espera da audiência de custódia, prevista para esta quarta-feira (23).
Jhon Lenon é bastante conhecido no meio policial e possui um vasto histórico criminal, tendo, inclusive, atentado contra a vida de Vandalúcia em outra oportunidade, o que agrava ainda mais o caso. Na noite do dia 11 de janeiro de 2023, por volta das 20h, ele desferiu socos e chutes contra ela, nas proximidades da Catedral de Patos. Na ocasião, foi preso em flagrante, mas posteriormente colocado em liberdade provisória. Apesar da condenação a um ano de reclusão em regime semiaberto, no contexto da Lei Maria da Penha, os autos do processo foram arquivados em dezembro de 2023.
Além disso, em dezembro de 2024, foi detido após agredir sua então companheira com uma garrafa quebrada, nas proximidades do Bar do Baicora, no Centro de Patos. Na ocasião, um policial à paisana impediu que a violência se tornasse fatal, e Jhon foi preso em flagrante. A prisão preventiva foi decretada; todavia, após mais de 60 dias detido, não foi oferecida denúncia pelo Ministério Público, e a preventiva foi revogada em fevereiro de 2025.
No último dia 13 de abril, ele havia praticado uma tentativa de homicídio, no Centro de Cajazeiras. Na oportunidade, o acusado desferiu um golpe com o gargalo de uma garrafa contra um morador de rua.
Além dos crimes de violência doméstica e contra a vida, sua ficha inclui passagens por roubo, furto e porte de arma branca.
A Polícia Civil trata a morte de Vandalúcia como feminicídio e investiga os detalhes da relação entre os envolvidos, bem como as circunstâncias que levaram ao assassinato.
Por Patos Online
SEGURANÇA Homem é conduzido à delegacia após acidente, direção perigosa e suspeita de embriaguez em Patos
POLUIÇÃO SONORA Homem é preso por poluição sonora após mais de 10 ocorrências no mesmo endereço, em Patos
AÇÃO POLICIAL Polícia Militar prende suspeito de assaltar e agredir idoso e recupera objetos roubados em Coremas
MANDADO DE PRISÃO Idoso procurado pela Justiça do RJ por homicídio é preso pela PM em Cacimbas; armas são apreendidas
POLÍCIA Polícia Militar recupera bicicleta furtada e conduz suspeito à delegacia, em Patos
POLÍCIA Mulher é presa em João Pessoa suspeita de se passar por médica e realizar procedimentos estéticos de risco; justiça concede liberdade Mín. 20° Máx. 34°