
A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e por determinação da Gerência de Vigilância em Saúde, iniciou a fiscalização para cumprimento das determinações da Agência Estadual de Vigilância Sanitária da Paraíba (Agevisa/PB), que suspendeu a comercialização de produtos da empresa F.M Fabricação de Laticínios Ltda. e da marca Caicó. A ação está sendo executada pela Vigilância Sanitária Municipal, que integra a estrutura da Gerência de Vigilância em Saúde, responsável por coordenar as vigilâncias Sanitária, Epidemiológica e Ambiental no município.
A medida tem como objetivo retirar imediatamente das prateleiras locais todos os produtos identificados nas Notas Técnicas nº 002/2025 e nº 003/2025, emitidas na quinta-feira (25/04), que apontam irregularidades sanitárias graves e risco à saúde pública.
De acordo com a Agevisa, está suspensa a fabricação, distribuição, comercialização, transporte e uso de todos os produtos da marca Caicó, bem como de todas as marcas fabricadas pela empresa F.M Fabricação de Laticínios Ltda., incluindo:
Segundo as notas, essas marcas foram produzidas sem as devidas autorizações sanitárias, com indícios de fraude, adulteração e descumprimento de normas legais e de segurança alimentar.
Em Patos, a Vigilância Sanitária está notificando os estabelecimentos comerciais para a imediata retirada dos produtos das prateleiras, uma vez que se trata de uma medida preventiva fundamental à saúde da população.
A Secretaria de Saúde reforça que a população pode contribuir denunciando pontos de venda que ainda estejam comercializando esses produtos. Para isso, o cidadão pode entrar em contato com a Vigilância Sanitária do município pelo número de WhatsApp: (83) 98215-0236.
Confira as notas técnicas da Agevisa:
RCD 03.2025 Comercial Caicó.pdf
Secom – Prefeitura de Patos
Pedido de ajuda Moradora pede ajuda para cão de rua ferido no Conjunto São Judas Tadeu, em Patos
Solidariedade Projeto “Refúgio do Sol” leva climatizadores e equipamentos hospitalares ao Lar dos Velhinhos de Patos
Balanço positivo Patos tem o 6º maior PIB da Paraíba e crescimento de 15,62%, aponta o IBGE
Falta de água Moradora do bairro Santa Clara, em Patos, reclama de problemas no abastecimento há vários dias
Nota de falecimento Morre em Patos o comerciante Antônio Menino Leite, aos 68 anos
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Transtornos Moradora relata transtornos com galeria estourada que vem retornando para sua residência na Vila Cavalcante, em Patos
Nota de falecimento Morre em Patos Maria Eleuteria de Assis, aos 84 anos
Problema comum Moradora da Zona Oeste de Patos reclama de galeria estourada e buracos próximos a uma creche municipal Mín. 23° Máx. 37°