Terça, 08 de Julho de 2025
Banner JC Motos
Banner Hmais Onco
Banner Dr Romulo
UNIFIP
Banner Prime Veiculos
Banner Psique
Banner Dra Priscylla
Política CPI do INSS

Hugo Motta deve decidir sobre abertura da CPI do INSS após oposição reunir assinaturas suficientes

Caso aceite o pedido, será a primeira CPI aberta sob a presidência de Hugo Motta, que assumiu o comando da Câmara dos Deputados em fevereiro deste ano

30/04/2025 às 13h17 Atualizada em 30/04/2025 às 18h46
Por: Marcos Oliveira Fonte: Patos Online com Estadão
Compartilhe:
Foto: Acervo Câmara dos Deputados
Foto: Acervo Câmara dos Deputados

O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), natural de Patos e atual presidente da Câmara dos Deputados, terá nas mãos a decisão de abrir ou não a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do INSS. A oposição conseguiu reunir o número mínimo de assinaturas necessárias para protocolar o pedido de investigação, que apura supostas irregularidades nos descontos realizados em benefícios de aposentados e pensionistas.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Ao todo, 11 entidades associativas são alvo de medidas judiciais. Essas organizações recebiam mensalmente valores descontados diretamente dos benefícios dos segurados do INSS, alegando prestar serviços diversos, como assistência funerária, consultas médicas e até serviços de “marido de aluguel” — pequenas reformas em residências.

Um dos pontos que gerou maior repercussão foi o crescimento de 564% nos valores repassados pelo governo federal ao Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) entre 2020 e 2024. O sindicato tem como vice-presidente Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os recursos vêm dos descontos autorizados em folha dos aposentados e pensionistas.

Como consequência das denúncias, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, pediu demissão. Além disso, seis servidores públicos foram afastados, entre eles o diretor de Benefícios, o procurador-geral junto ao INSS e coordenadores de atendimento e pagamentos.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

Durante audiência na Câmara nesta terça-feira, o ministro da Previdência, Carlos Lupi, se defendeu, afirmando que não houve apurações sobre o tema em gestões anteriores. Segundo ele, os responsáveis pelas fraudes já começam a ser identificados. “Já está aparecendo quem são os mentores”, declarou o ministro.

O deputado federal General Chrisóstomo (PL-RO), um dos defensores da CPI, criticou o uso da estrutura pública para fins indevidos. “Não podemos permitir que sindicatos usem a estrutura pública para cometer abusos contra quem mais precisa de proteção”, afirmou.

Caso aceite o pedido, será a primeira CPI aberta sob a presidência de Hugo Motta, que assumiu o comando da Câmara dos Deputados em fevereiro deste ano.

Continua após a publicidade
Banner AudioSonic

Patosonline.com
Texto produzido com base em informações divulgadas pelo Jornal O Estadão 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 00h12 - Fonte: ClimaTempo
21°
Tempo limpo

Mín. 19° Máx. 31°

Qua 32°C 20°C
Qui 33°C 21°C
Sex 34°C 19°C
Sáb 32°C 19°C
Dom 33°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras