
A cidade de Patos, no Sertão da Paraíba, realiza nesta quinta-feira, 8 de maio, o 1º Congresso da Lei Lucas, um evento voltado para educadores da rede pública e privada, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da capacitação em primeiros socorros no ambiente escolar. As informações foram repassadas para a equipe de Jornalismo da Rádio Espinharas FM, pelo enfermeiro e instrutor Antônio Lima, diretor da empresa Ação Resgate, especializada em cursos de urgência e emergência voltados às áreas da saúde e educação.
Antônio, que é pós-graduado em urgência-emergência e UTI, atua no serviço de atendimento pré-hospitalar em Patos e é um dos pioneiros na implantação da Lei Lucas no município. A Lei nº 13.722, sancionada em 2018, tornou obrigatória a capacitação de professores e funcionários de instituições de ensino em noções de primeiros socorros, após a trágica morte do menino Lucas Begalli, de apenas 10 anos, que se engasgou durante um passeio escolar por falta de socorro adequado.
“O básico salva vidas. Muitas vezes, se não houver uma intervenção imediata com uma simples manobra de desengasgo, não dá tempo de esperar o suporte avançado”, afirma Antônio Lima, ao destacar que, mesmo antes da sanção da Lei Lucas, ele já realizava treinamentos em escolas de Patos.
A lei foi aprovada no município em 2020, através de um projeto idealizado por Antônio. Desde então, ele vem atuando para expandir a iniciativa para outros municípios paraibanos. Recentemente, entregou o projeto ao prefeito de João Pessoa e ao governador da Paraíba, com o objetivo de implantar a legislação em nível estadual.
O 1º Congresso da Lei Lucas acontece no auditório do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), localizado na Rua do Prado, antigo prédio do Sebrae, com início às 8h da manhã. A programação aborda a história de Lucas, a legislação e a importância de ter pessoas preparadas para agir em situações de emergência no ambiente escolar.
“Nosso convite é para todos os professores, coordenadores e diretores. Todos temos filhos, sobrinhos ou amigos em idade escolar. Esse conhecimento salva vidas. Precisamos nos preparar para agir de forma rápida e eficaz quando for necessário”, completa Antônio, agradecendo o apoio da imprensa na divulgação do evento.
Hospital Regional Hospital Regional de Patos registra 467 atendimentos e 37 cirurgias durante o período natalino
Melhor panificadora Panificadoras Vitória e São Vicente são eleitas as melhores de Patos em pesquisa do Instituto DataDucks
Baixa Umidade Patos está sob alerta do Inmet para baixa umidade do ar neste domingo (28)
SEGURANÇA Agentes da Guarda Civil de Patos passam por curso de qualificação e habilitação do uso de pistola não letal
EMANCIPAÇÃO POLÍTICA Olho d’Água celebra 64 anos com maior entrega da história da educação no município
Operação Policial Operação Parabellum cumpre 18 de 31 mandados no Sertão paraibano; DHE de Patos lidera maior ação de sua história
Ação parlamentar Entrega de ambulância e van com acessibilidade reforça a parceria institucional entre a Prefeitura de Patos e a deputada Francisca Motta
Crise hídrica Vereadores alertam para agravamento da crise hídrica em Patos e cobram soluções definitivas
Tá na Conta Câmara Municipal de Patos efetua pagamento do salário de dezembro aos servidores
Mín. 23° Máx. 36°