Artilheiro do Brasileirão, Arrascaeta foi mais uma vez decisivo. Na noite deste sábado (10), diante de 62 mil pessoas no Maracanã, o uruguaio marcou o gol da vitória do Flamengo sobre o Bahia, por 1 a 0, pela oitava rodada.
O Flamengo chegou aos mesmos 17 pontos do Palmeiras e vai dormir na liderança por causa do saldo de gols (14 a 4). O Verdão entra em campo no domingo (11), contra o São Paulo, na Arena Barueri, e precisa de um simples empate para retomar a ponta. Já o Bahia perdeu depois de três vitórias seguidas e estacionou em sexto lugar, com 12 pontos.
Essa foi a 16ª derrota em 16 jogos de Rogério Ceni como treinador contra o Flamengo, dirigindo Bahia, Fortaleza, São Paulo e Cruzeiro.
Com uma postura agressiva, o Flamengo assustou logo aos três minutos. Michael roubou a bola de Gabriel Xavier, cruzou rasteiro e Arrascaeta chutou para boa defesa de Marcos Felipe. Na sequência, Léo Pereira desviou de cabeça e acertou o travessão.
A pressão surtiu efeito e o Fla abriu o placar aos sete minutos. Michael cruzou e Arrascaeta se antecipou a marcação para cabecear no ângulo de Marcos Felipe. Depois disso, o time rubro-negro diminuiu o ritmo e quase sofreu o empate. Aos 25, Kayky passou por Alex Sandro e chutou para defesa de Rossi.
O Bahia equilibrou as ações e esboçou uma pressão nos minutos finais do primeiro tempo, mas faltou acertar a direção do gol para buscar o empate.
O segundo tempo começou morno. O Bahia passou a ter mais posse de bola e Lucho Rodríguez perdeu uma boa oportunidade ao sair na cara de Rossi e chutar em cima do goleiro. O lance, porém, não estava valendo. O bandeirinha assinalou impedimento do centroavante tricolor.
O Flamengo chegou a marcar o segundo aos 32, mas o gol de Luiz Araújo foi anulado. Gerson encontrou Luiz Araújo e o atacante, em impedimento, tirou de Marcos Felipe. Na sequência, Anderson Daronco foi chamado pelo VAR e expulsou Gerson por falta em Erick Pulga.
Mesmo com um a menos, o Flamengo quase marcou o segundo no chute cruzado de Luiz Araújo. A bola explodiu na trave. No rebote, Everton Cebolinha e Pedro quase marcaram.
Flamengo: 1º colocado, com 17 pontos
Bahia: 6º colocado, com 12 pontos
LDU (C): 15/05, 21h30 (de Brasília) - CONMEBOL Libertadores - com transmissão ao vivo no Disney+
Botafogo (C): 17/05, 16h (de Brasília) - Brasileirão
Botafogo-PB (C): 21/05, 21h30 (de Brasília) - Copa do Brasil
Atlético Nacional (F): 14/05, 19h (de Brasília) - CONMEBOL Libertadores
Vitória (C): 18/05, 16h (de Brasília) - Brasileirão
Paysandu (C): 21/05, 19h30 (de Brasília) - Copa do Brasil
Fonte: ESPN
Mín. 20° Máx. 36°