Sexta, 16 de Maio de 2025
Banner Dr Romulo
Banner JC Motos
Banner Dra Priscylla
Banner Hmais Onco
Banner Psique
Banner Chacara Canaa
UNIFIP
Policial Afastamento

TJPB afasta servidor alvo da operação que investiga fraudes contra aposentados na Paraíba

A operação tem como foco o cumprimento de mandados de busca e apreensão expedidos pelo próprio TJPB, no curso de uma investigação que apura manipulação de jurisdição para obtenção de vantagens financeiras ilícitas.

16/05/2025 às 14h00 Atualizada em 16/05/2025 às 14h25
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online com Blog Walisson Bezerra
Compartilhe:
Foto: reprodução
Foto: reprodução

O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador Fred Coutinho, determinou nesta sexta-feira (16) o afastamento cautelar por 180 dias do servidor Irley de Souza Carneiro da Cunha, investigado na segunda fase da Operação Retomada, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público da Paraíba (MPPB), com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Polícia Civil.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

A operação tem como foco o cumprimento de mandados de busca e apreensão expedidos pelo próprio TJPB, no curso de uma investigação que apura manipulação de jurisdição para obtenção de vantagens financeiras ilícitas.

A portaria assinada pelo presidente do TJ também ordena à Diretoria de Tecnologia da Informação (DITEC) o bloqueio imediato do acesso de Irley aos sistemas judiciais e administrativos do Tribunal, como o SISBAJUD, RENAJUD, INFOJUD e BNMP. Além disso, o juiz diretor do Fórum de Alhandra foi notificado para impedir o acesso físico do servidor às dependências do Fórum de Caaporã, onde Irley atuava. A Corregedoria-Geral de Justiça também foi comunicada para adoção das providências administrativas cabíveis.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

As investigações apontam que o servidor estaria envolvido em esquemas de captação de nomes para ações coletivas fraudulentas, utilizando entidades fictícias e manipulando a distribuição jurisdicional para ajuizar as causas em juízos considerados estratégicos. As ações visavam obter decisões favoráveis com descontos indevidos em benefícios previdenciários, afetando principalmente aposentados e pensionistas, inclusive do INSS.

Além do servidor do Judiciário, a operação investiga a participação de advogados e outros agentes públicos na prática das irregularidades, que podem configurar crimes contra a administração pública e o sistema financeiro.

Continua após a publicidade
Banner Psique

A Operação Retomada é uma das principais ações recentes do GAECO no combate à corrupção sistêmica no Judiciário paraibano. O Tribunal de Justiça afirmou que está colaborando integralmente com as investigações e reforçou o compromisso com a transparência e o combate à corrupção institucional.

A defesa de Irley de Souza Carneiro da Cunha ainda não se manifestou publicamente sobre o afastamento e as acusações. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.

Por Patos Online
Com informações do Blog Wallison Bezerra

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 20h06 - Fonte: ClimaTempo
24°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 33°

Sáb 35°C 22°C
Dom 35°C 20°C
Seg 32°C 22°C
Ter 29°C 22°C
Qua 31°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras