Domingo, 18 de Maio de 2025
Banner Psique
Banner Hmais Onco
Banner Chacara Canaa
UNIFIP
Banner JC Motos
Banner Dra Priscylla
Banner Dr Romulo
Brasil GRIPE AVIÁRIA

Hugo Motta se mobiliza após confirmação de gripe aviária em aviário comercial no RS e pede explicações a ministro de Lula

O parlamentar finalizou reiterando o compromisso do Congresso Nacional com a segurança sanitária e o fortalecimento do agronegócio brasileiro

18/05/2025 às 10h23 Atualizada em 18/05/2025 às 15h42
Por: Marcos Oliveira Fonte: Patos Online com PB Agora
Compartilhe:
Imagem: Acervo/Câmara Federal
Imagem: Acervo/Câmara Federal

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), se mobilizou neste domingo (18) após a confirmação do primeiro caso de gripe aviária em um plantel comercial no Brasil. O foco foi registrado em um aviário na cidade de Montenegro, no Rio Grande do Sul.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Preocupado com a repercussão nacional e internacional da ocorrência, o parlamentar paraibano entrou em contato com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, para se inteirar da situação e oferecer apoio institucional do Legislativo federal no enfrentamento da crise sanitária.

“O ministro nos garantiu que o Ministério está mobilizado para solucionar a situação”, afirmou Hugo Motta.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

Segundo ele, o Ministério da Agricultura já adotou medidas emergenciais para conter o foco da doença, incluindo a desinfecção completa do aviário afetado e o rastreamento dos produtos oriundos do local nos últimos 28 dias. O objetivo é impedir a propagação do vírus e garantir que nenhum novo caso surja no período considerado crítico — as próximas quatro semanas — tempo necessário para que países como a China retomem a importação do frango brasileiro.

Motta destacou ainda que os acordos comerciais previamente firmados com nações importadoras de carne de frango, como o Japão, estão contribuindo para evitar maiores prejuízos ao setor.

Continua após a publicidade
Banner Psique

“Os acordos firmados com outros países evitarão que o Japão, por exemplo, suspenda a compra de todo o frango brasileiro. A suspensão se dará apenas em relação ao foco localizado”, explicou o presidente da Câmara.

O parlamentar finalizou reiterando o compromisso do Congresso Nacional com a segurança sanitária e o fortalecimento do agronegócio brasileiro.

“A Câmara dos Deputados está vigilante e sempre pronta para colaborar nesses casos, visando evitar qualquer dano ao nosso agronegócio”, concluiu.

O caso de Montenegro é o primeiro de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) registrado em aves de criação comercial no país. Até então, todos os episódios haviam sido detectados exclusivamente em aves silvestres. O Ministério da Agricultura segue monitorando a situação em tempo real.

Patosonline.com 
Com informações do PB Agora

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 14h06 - Fonte: ClimaTempo
32°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 32°

Seg 32°C 22°C
Ter 33°C 21°C
Qua 31°C 22°C
Qui 30°C 23°C
Sex 33°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras