Na última quarta-feira (14), a Prefeitura de Patos reafirmou seu compromisso com a inclusão e o direito à educação ao firmar o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos, o Pacto EJA. A solenidade aconteceu no auditório do Centro de Formação Marlene Cézar e marcou um passo importante na luta contra o analfabetismo no município.
O pacto representa uma política pública estratégica voltada para a elevação da escolaridade da população, ampliação das matrículas na Educação de Jovens e Adultos, inclusive no sistema prisional e integração da educação profissional à formação de jovens, adultos e idosos.
Durante o evento, também foi lançado o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), uma iniciativa do governo federal que, em articulação com estados e municípios, oferece suporte efetivo ao processo de alfabetização. Entre as ações garantidas pelo programa estão a formação de alfabetizadores, a distribuição de materiais pedagógicos, além de transporte e alimentação para os alfabetizandos.
“Porque nunca é tarde para aprender. Porque o conhecimento liberta. Porque toda história merece ser escrita com as próprias mãos.” Com esse lema, a Prefeitura de Patos reforça sua dedicação a uma educação pública inclusiva, transformadora e acessível a todos.
Mín. 22° Máx. 32°