
O Setor de Pesquisa da Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor (PROCON) de Patos divulgou os resultados de duas pesquisas realizadas nos dias 20 e 21 de maio de 2025 sobre a variação no preço do quilo da carne bovina e do frango em estabelecimentos comerciais da cidade, comparando com os valores da última pesquisa feita em abril.
Frango: aumentos expressivos em miúdos
A pesquisa sobre o frango, realizada em 13 estabelecimentos, revelou aumento nos preços da maioria dos cortes. O maior reajuste foi identificado no coração de frango, que registrou alta de 26,39%. A moela também teve um aumento significativo de 7,82%. Os demais cortes apresentaram elevação mais moderada:
Peito: 3,93%
Coxa/sobrecoxa: 2,03%
Asa: 1,94%
Fígado: 1,79%
Frango inteiro: 1,26%
No caso dos ovos, a bandeja com 30 unidades teve um aumento de 23,83%, enquanto a de 15 unidades apresentou queda de 9,21%.
Carne bovina: variações mistas
Já a pesquisa com 15 estabelecimentos sobre o preço da carne bovina revelou um cenário mais equilibrado entre altas e quedas. O corte com maior aumento foi o patinho, com 6,05%, seguido pelo filé mignon (5,74%) e o coxão mole (2,08%). Também registraram aumento:
Cupim: 1,29%
Alcatra: 1,11%
Por outro lado, 10 cortes apresentaram redução nos preços. A maior queda foi na bisteca bovina, com -7,46%, seguida pela carne de sol (segunda), com -6,33%, e a maminha, com -5,82%. Outros cortes com retração nos valores:
Peito bovino sem osso: -5,47%
Fraldinha: -5,07%
Costela suína: -4,65%
Linguiça toscana mista: -3,20%
Costela bovina: -2,07%
Coxão duro: -1,13%
Picanha: -1,13%
As pesquisas foram conduzidas pela Diretora de Pesquisa e Mercado, Ketillyn Wanessa Gomes de Lucena Fernandes Soares, e pela Coordenadora Ayrla Mickaele Leandro Paulino. O objetivo é fornecer transparência e auxiliar o consumidor a fazer escolhas mais econômicas no momento da compra.
O PROCON orienta que os consumidores estejam atentos às variações e consultem diferentes pontos de venda antes de efetuar suas compras.
Secom - Prefeitura de Patos
Solidariedade Projeto “Refúgio do Sol” leva climatizadores e equipamentos hospitalares ao Lar dos Velhinhos de Patos
Balanço positivo Patos tem o 6º maior PIB da Paraíba e crescimento de 15,62%, aponta o IBGE
Falta de água Moradora do bairro Santa Clara, em Patos, reclama de problemas no abastecimento há vários dias
Nota de falecimento Morre em Patos o comerciante Antônio Menino Leite, aos 68 anos
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Transtornos Moradora relata transtornos com galeria estourada que vem retornando para sua residência na Vila Cavalcante, em Patos Mín. 23° Máx. 37°