Com a proximidade do São João da gente 2025, que será realizado entre os dias 19 e 23 de junho, o prefeito de Patos, Nabor Wanderley, se reuniu, nesta sexta-feira, dia 23 de maio, com os comandantes regionais da polícia militar, corpo de bombeiros e Direção do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), além do secretário de cultura do município, Pedro Leitão.
Na ocasião, foram discutidas e expostas as medidas de segurança para o período junino, como posicionamento de camarotes, saída de emergência, palco, ações preventivas integradas.
O comandante do 4° Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Patos, Tenente Coronel Galvão, explicou que as medidas de segurança relacionadas ao período são tratadas com muita antecedência para que o local atenda às exigências da norma técnica.
"A gente faz toda essa tratativa antes para quando for no dia da festa está tudo de acordo com a norma técnica. Participamos de várias reuniões com a Prefeitura, com o Ministério Público e a Polícia Militar. Este ano temos a novidade da ampliação do Terreiro, o que necessitou de alguns ajustes no quesito da segurança”, disse.
O comandante do BBM informou que o trabalho, nesse momento, é de prevenção e engenharia, e, ao iniciar os festejos, o trabalho já entra em novas características como, resgate, combate a incêndio, ambulâncias.
A Polícia Militar da Paraíba garantiu, para o festejo junino de Patos, todo o aparato, como regimento de cavalaria, o Grupo Tático Aéreo da Secretaria de Segurança, Comando de Operações Aéreas (COA), ROTAM, aumento do efetivo do trânsito, além de 135 policiais a pé dentro do perímetro do evento, e no entorno do Terreiro do Forró serão empregados: guarnições da ROTAM, Rádio Patrulha, Força Regional, CPTRAN, Polícia Ambiental, BOPE.
De acordo com o comandante do CPR II, Coronel Douglas, toda essa estrutura foi disponibilizada através do comando geral da Polícia Militar, na pessoa do Coronel Sérgio, para que o evento ocorra com tranquilidade.
"Nós acreditamos que dentro das perspectivas que temos e pela experiência já de trabalhar ao longo do tempo, a Polícia Militar já tem essa expertise de todas as problemáticas que já foram vencidas, e que realmente o São João de Patos será um São João que ocorrerá com muita tranquilidade".
O Tenente Coronel Esaú informou que as reuniões que antecedem o evento devem ocorrer, uma vez que se trata de uma “construção integrada e cooperada entre os órgãos de segurança pública e todos os envolvidos dentro desse processo”.
Para ele, o São João de Patos é um evento de grande magnitude e exige uma preparação e todo planejamento estratégico voltado para a área de segurança.
Secom- Prefeitura de Patos
Mín. 21° Máx. 35°