
Com a proximidade do São João da gente 2025, que será realizado entre os dias 19 e 23 de junho, o prefeito de Patos, Nabor Wanderley, se reuniu, nesta sexta-feira, dia 23 de maio, com os comandantes regionais da polícia militar, corpo de bombeiros e Direção do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), além do secretário de cultura do município, Pedro Leitão.
Na ocasião, foram discutidas e expostas as medidas de segurança para o período junino, como posicionamento de camarotes, saída de emergência, palco, ações preventivas integradas.
O comandante do 4° Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Patos, Tenente Coronel Galvão, explicou que as medidas de segurança relacionadas ao período são tratadas com muita antecedência para que o local atenda às exigências da norma técnica.
"A gente faz toda essa tratativa antes para quando for no dia da festa está tudo de acordo com a norma técnica. Participamos de várias reuniões com a Prefeitura, com o Ministério Público e a Polícia Militar. Este ano temos a novidade da ampliação do Terreiro, o que necessitou de alguns ajustes no quesito da segurança”, disse.
O comandante do BBM informou que o trabalho, nesse momento, é de prevenção e engenharia, e, ao iniciar os festejos, o trabalho já entra em novas características como, resgate, combate a incêndio, ambulâncias.
A Polícia Militar da Paraíba garantiu, para o festejo junino de Patos, todo o aparato, como regimento de cavalaria, o Grupo Tático Aéreo da Secretaria de Segurança, Comando de Operações Aéreas (COA), ROTAM, aumento do efetivo do trânsito, além de 135 policiais a pé dentro do perímetro do evento, e no entorno do Terreiro do Forró serão empregados: guarnições da ROTAM, Rádio Patrulha, Força Regional, CPTRAN, Polícia Ambiental, BOPE.
De acordo com o comandante do CPR II, Coronel Douglas, toda essa estrutura foi disponibilizada através do comando geral da Polícia Militar, na pessoa do Coronel Sérgio, para que o evento ocorra com tranquilidade.
"Nós acreditamos que dentro das perspectivas que temos e pela experiência já de trabalhar ao longo do tempo, a Polícia Militar já tem essa expertise de todas as problemáticas que já foram vencidas, e que realmente o São João de Patos será um São João que ocorrerá com muita tranquilidade".
O Tenente Coronel Esaú informou que as reuniões que antecedem o evento devem ocorrer, uma vez que se trata de uma “construção integrada e cooperada entre os órgãos de segurança pública e todos os envolvidos dentro desse processo”.
Para ele, o São João de Patos é um evento de grande magnitude e exige uma preparação e todo planejamento estratégico voltado para a área de segurança.
Secom- Prefeitura de Patos
PISO SALARIAL Sindicato anuncia novo piso dos comerciários de Patos após conclusão da Convenção Coletiva; confira
EDUCAÇÃO Patos disputa etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica em João Pessoa
ANIMAIS Cadela em situação de abandono é encontrada no Luar de Angelita, em Patos
TRÂNSITO STTRANS inicia Semana Nacional de Trânsito com palestra sobre atualizações do CTB para motoristas da Prefeitura de Patos
SERVIÇOS PÚBLICOS Força-tarefa da Prefeitura leva limpeza, iluminação e coleta a vários bairros de Patos
ANIMAIS SOLTOS Flagrantes mostram animais de grande porte soltos em trechos urbanos de Patos
NOTA DE PESAR Câmara se solidariza com familiares pela morte da professora Margarida Guimarães, mãe de Maikon Minervino
ECONOMIA Procon/Patos pesquisa preços de combustíveis em 27 postos e aponta economia de até R$ 1,25 por litro
HABITAÇÃO Prefeitura de Patos e IGEPAS avançam nas etapas do Minha Casa Minha Vida Rural Mín. 21° Máx. 35°