Sábado, 24 de Maio de 2025
Banner Psique
Banner Chacara Canaa
Banner Dr Romulo
Banner Hmais Onco
Banner JC Motos
UNIFIP
Banner Dra Priscylla
Locais Dom Gerardo

Santa Missa e inauguração do busto de Dom Gerardo marcam o encerramento do centenário de nascimento do 2° bispo da Diocese de Patos-PB

Nos dias anteriores, a programação incluiu uma exposição de objetos e títulos ligados ao biografado, além de colóquios que abordaram seu pastoreio, e celebrações na Paróquia Nossa Senhora da Guia, presididas por Dom Manoel dos Reis de Farias, Mons. João Saturnino de Oliveira e Padre Luciano Dias de Morais

24/05/2025 às 19h30 Atualizada em 24/05/2025 às 22h44
Por: Marcos Oliveira Fonte: Diocese de Patos
Compartilhe:
Foto: divulgação
Foto: divulgação

A Diocese de Patos-PB encerrou na sexta-feira, 23 de maio, as atividades comemorativas pelo Centenário de Nascimento de Dom Gerardo Andrade Ponte (1924-2024), que atuou como 3° bispo diocesano por 18 anos.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

A programação final contou com a celebração da Eucaristia presidida por Dom Eraldo Bispo da Silva, 4° bispo diocesano, e concelebrada por sacerdotes da diocese na Igreja Catedral de Nossa Senhora da Guia em Patos-PB. Durante a missa, foi ressaltada a atuação administrativa e pastoral de Dom Gerardo nesta porção do Povo de Deus no sertão paraibano. Após o rito da comunhão, o padre Luciano Dias de Morais, coordenador da comissão do centenário, destacou aspectos do legado social do homenageado e agradeceu aos colaboradores. Também esteve presente o senhor Fábio Ponte Pinheiro, sobrinho de Dom Gerardo, que representou a família.

Em sua homilia, Dom Eraldo destacou o testemunho de vida de Dom Gerardo, falecido há 19 anos, um servo de Deus que se doou em tudo pelo evangelho, e, hoje, como seu sucessor, colhe os frutos de um episcopado dedicado aos mais pobres, com uma dimensão caritativa e pastoral sustentada nos corações daqueles que tiveram a graça de conviver com ele.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

Ao final da celebração, fiéis católicos e autoridades religiosas e civis, incluindo o bispo diocesano e o prefeito de Patos, Nabor Wanderley, além de representantes do poder legislativo, participaram de uma caminhada até as proximidades do Hospital São Francisco. No local, foi instalado um busto de Dom Gerardo, obra do escultor Ranilson Viana, de Petrolina-PE, onde Dom Gerardo atuou como bispo diocesano de 1975 a 1983.


Nos dias anteriores, a programação incluiu uma exposição de objetos e títulos ligados ao biografado, além de colóquios que abordaram seu pastoreio, e celebrações na Paróquia Nossa Senhora da Guia, presididas por Dom Manoel dos Reis de Farias, Mons. João Saturnino de Oliveira e Padre Luciano Dias de Morais.

Continua após a publicidade
Banner Dra Daniela

Texto: João Luis Gomes Fausto

Imagens: José Everaldo

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos - PB
Patos - PB
Sobre o município Patos é uma cidade na Paraíba, conhecida como a "Capital do Sertão". Sua fundação remonta a 1788, quando era um povoado. Emancipada em 1833, a cidade cresceu significativamente e hoje é um polo importante em educação, comércio e saúde no interior do estado. Situada no vale do Rio Espinharas, a região tem um clima semiárido e uma economia diversificada que inclui o comércio e serviços. Patos também se destaca por eventos culturais como o São João, um dos maiores da região.
Patos, PB Atualizado às 23h07 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo limpo

Mín. 21° Máx. 35°

Dom 33°C 22°C
Seg 35°C 19°C
Ter 34°C 21°C
Qua 32°C 20°C
Qui 35°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras