
Pela primeira vez, o Censo Demográfico 2022, conduzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), incluiu dados sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Na Paraíba, 46.560 pessoas declararam ter recebido o diagnóstico de autismo feito por um profissional de saúde, o que representa 1,2% da população do estado.
O levantamento revelou que a maior incidência está entre crianças de 5 a 9 anos, com uma taxa de 3,2% — o equivalente a 8.726 indivíduos. Na faixa etária de 0 a 4 anos, a prevalência foi de 2,6%, e entre os que têm entre 10 e 14 anos, 2%. Somando todas as crianças e adolescentes de até 14 anos, são 21.180 pessoas diagnosticadas com TEA na Paraíba.
Os dados evidenciam também uma expressiva diferença entre os sexos. Entre meninos de 5 a 9 anos, a taxa chega a 4,7%, totalizando 6.570 crianças, enquanto entre as meninas da mesma idade o índice é de 1,6% (2.156 meninas). Essa disparidade também se repete na faixa dos 0 aos 4 anos: 3,6% dos meninos foram diagnosticados com TEA, contra 1,4% das meninas.
Entre todas as pessoas diagnosticadas com TEA na Paraíba, 28.865 são homens (1,5% da população masculina) e 17.695 são mulheres (0,9%). A prevalência é maior entre os homens até os 29 anos. A partir dos 30 anos, no entanto, os percentuais entre homens e mulheres começam a se igualar. Nas faixas etárias de 50 a 54 anos e de 60 a 64 anos, as mulheres até superam ligeiramente os homens, com uma diferença de 0,1 ponto percentual.
Em relação à cor ou raça declarada, a maioria das pessoas com TEA na Paraíba se autodeclara parda (24.164), seguida por pessoas brancas (18.867). Também foram registrados diagnósticos entre pessoas pretas (3.187), indígenas (281) e amarelas (61).
A inclusão do autismo no Censo representa um marco para o avanço das políticas públicas voltadas à população neurodivergente. Os dados fornecem uma base real para a formulação de ações de saúde, educação e inclusão social, possibilitando que governos locais e entidades da sociedade civil atuem de maneira mais eficaz no apoio às famílias e indivíduos com TEA.
Com números mais precisos, espera-se que estados e municípios possam planejar melhor o atendimento nas escolas, nas unidades de saúde e no suporte especializado, atendendo às demandas específicas dessa parcela significativa da população paraibana.
Por Patos Online
Com informações do MaisPB
Luto na música Vanessa Rios, ex-vocalista de Capim com Mel, Forró do Muído e Kitara, morre no Recife, aos 42 anos
Outubro Rosa OAB Patos realiza evento “Cuidar de quem Cuida” em alusão ao Outubro Rosa
Susto Cantora Adma Andrade, da banda Limão com Mel, sofre acidente nos EUA e é internada com pancada no abdômen
Ciclomotores Novas regras para ciclomotores entram em vigor em 2026 em todo o país
Campanha solidária Professora de reforço que teve casa atingida por incêndio em Malta cria campanha após perder materiais de aula; veja como ajudar
Homenagem Segundo Domiciano parabeniza Patos pelos 122 anos de elevação à categoria de cidade
Churrasco Procon/Patos realiza pesquisa de preço de kit de churrasco
LUTO AISP emite nota de pesar pelo falecimento de Thalita Nóbrega, filha do jornalista Misael Nóbrega, sócio-fundador da Associação de Imprensa do Sertão Paraibano
LUTO! Bailarina e empresária campinense Thalita Nóbrega, filha do jornalista Misael Nóbrega, morre após complicações durante o parto Mín. 21° Máx. 35°