A Polícia Rodoviária Federal (PRF) atendeu, na manhã deste domingo (25), um grave acidente de trânsito na BR-230, Km 340, nas proximidades da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), em Patos, Sertão da Paraíba. A colisão, registrada por volta das 6h30, envolveu dois veículos de passeio e ocorreu sob forte chuva, o que agravou as condições de visibilidade e aderência na pista.
Segundo informações da PRF, um GM/Classic de cor prata, que seguia do distrito de Santa Gertrudes, perdeu o controle após aquaplanar, girou sobre a pista e colidiu frontalmente com um Fiat/Siena branco, que trafegava em sentido oposto com destino à cidade de Catolé do Rocha.
Equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) prestaram socorro imediato às vítimas. Seis pessoas estavam envolvidas na colisão. O condutor do GM/Classic, Josinaldo Simões Monteiro, de 57 anos, foi socorrido em estado grave ao Hospital Regional de Patos, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu após dar entrada na unidade de saúde.
No Siena viajavam quatro pessoas: o motorista, João Ferreira Torres, de 61 anos, que sofreu ferimentos graves; duas mulheres, ambas com 34 anos; e uma criança de apenas dois anos, que, felizmente, não sofreu lesões graves.
Durante a inspeção no local do acidente, os agentes da PRF constataram que o GM/Classic estava com três pneus em estado de desgaste avançado (lisos), o que pode ter contribuído significativamente para o acidente, especialmente diante das condições climáticas adversas.
A Polícia Rodoviária Federal reforça o alerta aos motoristas sobre os riscos de trafegar com pneus em mau estado de conservação, principalmente em dias de chuva. Pneus lisos aumentam drasticamente o risco de aquaplanagem, o que pode levar à perda do controle do veículo e a acidentes graves.
“Pneus em boas condições são fundamentais para a segurança no trânsito. Em situações de pista molhada, eles garantem a aderência necessária para evitar tragédias como essa”, destacou a PRF em nota.
As causas do acidente seguirão sob investigação para apurar todos os fatores envolvidos no sinistro.
Ouça mais detalhes abaixo com o Inspetor Luna, Chefe Substituto da 3ª Delegacia da PRF:
Por Patos Online
Com informações da 3ª Delegacia da PRF
Mín. 21° Máx. 32°