
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), usou as redes sociais nesta segunda-feira (26) para criticar os recentes movimentos do governo federal em relação à política fiscal. Em publicação na plataforma X (antigo Twitter), o parlamentar afirmou que o Executivo tem promovido gastos descontrolados e alertou que o país não precisa de aumento de impostos.
“A Câmara tem sido parceira do Brasil, ajudando a aprovar os bons projetos que chegam do Executivo, e assim continuaremos. Mas quem gasta mais do que arrecada não é vítima, é autor. O Executivo não pode gastar sem freio e depois passar o volante para o Congresso segurar. O Brasil não precisa de mais imposto”, escreveu o deputado.
A manifestação ocorre em meio à reação negativa no Congresso Nacional à proposta do governo, anunciada na última quinta-feira (22), de aumento no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). O decreto previa mudanças na tributação de investimentos de fundos nacionais no exterior, o que gerou forte repercussão no mercado financeiro e críticas da oposição.
Diante da pressão, o Ministério da Fazenda recuou parcialmente da medida e cancelou o aumento do imposto para esses fundos, numa tentativa de conter a insatisfação e evitar maior desgaste político.
A Câmara e o Senado agora analisam projetos de decreto legislativo que visam sustar o aumento do IOF, reforçando o embate entre o Legislativo e o Executivo sobre a condução da política econômica.

Patosonline.com
Com informações da CNN Brasil
Agenda política Com homenagens, Francisca Motta viabiliza frota de veículos nos 64 anos de Santa Terezinha
Nota de Pesar Francisca Motta lamenta morte do vereador e ex-deputado Edmilson Soares
Suspensão Detran-PB suspende serviços de processos de veículos entre 29 de dezembro e 1º de janeiro
Orçamento 2026 Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$ 61 bilhões em emendas parlamentares e cortes em programas sociais, como o Farmácia Popular
Farra do INSS Presidente da OAB-PB, Harrison Targino, critica “crises artificiais” na política que encobrem problemas centrais do país, como a farra do INSS
Luto na política Morre Edmilson Soares, vereador de João Pessoa e ex-deputado Mín. 23° Máx. 37°