Atual campeão, o Botafogo continua vivo na CONMEBOL Libertadores. Mesmo jogando com um a menos por quase 70 minutos, o Fogão ganhou da Universidad de Chile, por 1 a 0, na noite desta terça-feira (27), no Estádio Nilton Santos, e se classificou às oitavas de final.
O jogo válido pela última rodada era um confronto direto. Com a vitória, o Botafogo chegou aos 12 pontos e terminou na vice-liderança do Grupo A, ficando atrás do Estudiantes no saldo de gols (6 a 3).
Já a Universidad de Chile, que começou a última rodada da zona de classificação, ficou com 10 e, em terceiro lugar, vai disputar a CONMEBOL Sul-Americana.
A classificação foi sofrida. O Botafogo jogou com um a menos desde os 27 minutos do 1º tempo, quando o zagueiro Jair foi expulso direto após falta no meio-campo. Mesmo assim, o artilheiro Igor Jesus marcou o gol que deu a vitória.
O jogo começou tenso e aos poucos o Botafogo foi encontrando espaços na defesa adversária. Cuiabano recebeu cruzamento de Artur, deixou escapar um pouco a bola e, de frente para o gol, chutou mal pela linha de fundo. Na sequência, Vitinho invadiu a área e bateu cruzado para fora.
Quando o alvinegro estava melhor, Jair deu uma entrada dura no adversário e recebeu amarelo, mas o árbitro voltou atrás após ser chamado pelo VAR e expulsou o zagueiro. A desvantagem numérica, porém, não fez diferença.
Aos 38, Savarino foi até a linha de fundo e cruzou. Igor Jesus se antecipou ao goleiro e desviou de cabeça para o gol.
Logo aos quatro minutos do segundo tempo, Aránguiz chutou forte e a bola explodiu no travessão de John. No contra-ataque, o Botafogo encaminou a classificação. Aos 10, Igor Jesus escapou em velocidade e passou para Artur tocar na saída do goleiro. Mas o árbitro anulou o gol ao ser chamado pelo VAR. A bola bateu no braço de Jesus.
Com um a mais e precisando do empate para se classificar, a Universidad de Chile foi para cima do Botafogo. Guerrero assustou em chute forte e Di Yorio cabeceou para fora. Na melhor oportunidade, Guerrero cruzou e Guerra se antecipou a John, mas a bola saiu pela linha de fundo.
Botafogo: 2º colocado do Grupo A, com 12 pontos
Universidad de Chile: 3º colocado do Grupo A, com 10 pontos
Santos (F): 01/06, 16h (de Brasília) - Brasileirão
Ceará (C): 04/06, 20h (de Brasília) - Brasileirão
Mirassol (C): 11/06, 17h (de Brasília) - Brasileirão
O´Higgins (C): 31/05, 16h (de Brasília) - Campeonato Chileno
Curicó Unido (F): 08/06, 13h30 (de Brasília) - Copa do Chile
Curicó Unido (C): 11/06, 19h (de Brasília) - Copa do Chile
Fonte: ESPN
Mín. 19° Máx. 35°