
O Hemonúcleo de Patos iniciou o mês de junho com um importante marco a ser comemorado: durante o mês de maio, foram registradas 878 doações de sangue, número recorde para a unidade. A informação foi repassada pela assistente social Vânia Batista, que também destacou o início do Junho Vermelho, campanha nacional de conscientização sobre a importância da doação voluntária de sangue.
"Esse resultado é fruto da solidariedade da população. Agradecemos imensamente a todos que compareceram para doar. Foi um número que nunca tínhamos alcançado", celebrou Vânia.
O Junho Vermelho é dedicado à promoção da doação de sangue, especialmente por conta do Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado no dia 14 de junho. A data foi instituída em 2005 pela Organização Mundial da Saúde com o objetivo de agradecer aos doadores e incentivar mais pessoas a adotarem esse gesto de forma regular e voluntária.
Durante sua fala, Vânia Batista reforçou a importância da doação voluntária e altruísta, que é diferente das doações de reposição ou dirigidas. Segundo ela, a doação voluntária é fundamental para manter os estoques de sangue disponíveis para atendimentos de urgência e emergência em toda a rede hospitalar.
"Apenas com a doação voluntária conseguimos garantir que o sangue esteja disponível para os pacientes que chegam em situações críticas e precisam de transfusões imediatas. Infelizmente, menos de 2% da população brasileira é doadora, e isso é muito pouco diante da necessidade constante", alertou.
Além das doações de sangue, o Hemonúcleo de Patos também realiza o cadastro de doadores de medula óssea, voltado para pessoas com idade entre 18 e 35 anos. A iniciativa visa ampliar as chances de encontrar compatibilidades para pacientes que aguardam por transplante no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).
A unidade está localizada na Rua Cinco de Agosto, no bairro Belo Horizonte, ao lado do Hospital do Bem, nas proximidades do Hospital Regional de Patos.
"Convidamos toda a população para fazer parte dessa corrente do bem. Que o Junho Vermelho seja um mês de solidariedade, superação de metas e esperança para quem precisa", finalizou Vânia.
FÉ Padre Fabrício convida fiéis para noite de fé em celebração ao Força e Vitória e aos 6 anos da Rádio Universidade
INVESTIMENTOS Nabor articula parcerias e garante pacote de moradia e segurança que impacta famílias de Patos e região
STTrans Superintendente da STTrans comenta paralisação e classifica reivindicações de agentes como “justas”
Teatro Municipal Durante sessão na Câmara, vereador Rafael Gomes critica inauguração “às pressas” do Teatro Municipal de Patos
POLÍTICA Direção estadual do PT reúne diretórios da região em Patos
VANDALISMO Criminosos furtam objetos metálicos e danificam túmulos em cemitério de Patos
Galeria estourada Vereador Galeguinho cobra conserto de galerias estouradas e reforça necessidade de ampliação das equipes em Patos
Teatro Municipal Secretário esclarece situação dos elevadores do Teatro Municipal de Patos após polêmica
SAÚDE Prefeitura de Patos realiza mutirão com mais de 400 cirurgias de oftalmologia e dermatologia
Mín. 22° Máx. 34°