
O Governo Federal reconheceu, nesta sexta-feira (06), por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União, situação de emergência em 14 cidades da Paraíba devido à forte estiagem que atinge diversas regiões do estado. Entre os municípios listados está Patos, no Sertão paraibano, que enfrenta escassez hídrica e impactos severos no abastecimento e na produção agrícola.
Além de Patos, também tiveram a situação de emergência reconhecida as cidades de Cabaceiras, Cachoeira dos Índios, Cuité, Jericó, Junco do Seridó, Manaíra, Olivedos, Passagem, Riacho dos Cavalos, São Bento, São José de Caiana, São José de Princesa e Taperoá.
Com o reconhecimento, os municípios ficam aptos a solicitar recursos do Governo Federal para ações emergenciais de defesa civil. As medidas incluem a compra de cestas básicas, distribuição de água potável, fornecimento de refeições para trabalhadores e voluntários, além da disponibilização de kits de limpeza, higiene pessoal e dormitórios.
Atualmente, a Paraíba soma 102 reconhecimentos de situação de emergência por estiagem em vigor, reforçando a gravidade da crise hídrica que assola o estado.
A Defesa Civil dos municípios afetados devem elaborar os planos de resposta que serão enviados ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, na tentativa de acelerar o repasse de recursos e minimizar os danos causados pela falta de chuvas.
https://patosonline.com/envios/2025/06/07/86db9ba6e0c35ba032f86e8169000e6f3a6fe4f3.pdf
Por Patos Online
Novembro Azul Francisca Motta conclama homens paraibanos a cuidarem da saúde no Novembro Azul
Isenção do IR Senado aprova e ampliação da isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil deverá valer já em 2026
Agradecimento Prefeita de Malta, Ana Peixoto, e líder político Nael Rosa recebem agradecimentos do Judiciário por apoio ao TRE em reunião com o desembargador Oswaldo Trigueiro
Eleições 2026 Pesquisa aponta Segundo Domiciano entre os 36 nomes eleitos para vaga de deputado estadual na Paraíba
Lei Aldir Blanc Pioneirismo: Cacimba de Areia é o primeiro município da Região das Espinharas credenciado a receber a Pnab 2025
Eleições 2026 Pollyanna Werton afirma que disputará vaga na Câmara Federal em 2026
Eleições 2026 Cicinho Lima destaca crescimento político de Nabor Wanderley e aposta em chapa com João Azevêdo para 2026
Eleições 2026 Pré-candidatura de Nabor Wanderley amplia apoios pela Paraíba na corrida por vaga ao Senado
Fala à imprensa “Houve matança”, diz Lula sobre megaoperação contra o Comando Vermelho, que deixou 121 mortos no Rio de Janeiro Mín. 22° Máx. 36°