Domingo, 07 de Setembro de 2025
Banner Dra Priscylla
Banner Psique
Banner Prime Veiculos
Banner Hmais Onco
Banner Dr Luiz Severo
Banner Dr Romulo
UNIFIP
Locais Denúncia

Filha denuncia negativa de atendimento à idosa com broncopneumonia em UBS de Patos e caso vai parar na delegacia

Diante da recusa, a filha teria iniciado uma gravação com o celular. A médica então acusou a paciente de estar filmando, recolheu o aparelho e acionou a Polícia Militar.

07/06/2025 às 19h30 Atualizada em 08/06/2025 às 11h59
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Foto: Google Maps/Street View
Foto: Google Maps/Street View

Na tarde da sexta-feira (06), uma situação envolvendo a negativa de atendimento a uma idosa gerou grande repercussão na cidade de Patos, no Sertão da Paraíba. Maricélia Tomaz procurou o Patos Online para denunciar que sua mãe, a senhora Maria Aparecida Tomaz, de 61 anos, diagnosticada com broncopneumonia, teve o atendimento recusado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dircé Xavier, localizada no centro da cidade.

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora

Segundo o relato, Maricélia acompanhava a mãe debilitada e sua filha de 9 anos até a unidade, com a expectativa de conseguir uma prescrição médica e continuidade ao tratamento iniciado semanas antes, quando a idosa deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) João Bosco de Araújo, no Bairro Jatobá, com sintomas graves como tosse, febre, cansaço intenso e dificuldade respiratória.

Ao chegar à UBS, foi informada que aquele seria um dia destinado apenas ao atendimento de gestantes. Mesmo assim, recebeu orientação para aguardar o fim de uma consulta para tentar conversar com a médica de plantão.

Conforme a denúncia, ao explicar a situação, a médica teria se mostrado resistente, feito questionamentos considerados desnecessários e alegado que apenas realizaria o atendimento domiciliar às quartas-feiras. Mesmo diante da gravidade do caso e dos apelos de Maricélia, a profissional teria se negado a atender ou encaminhar a paciente.

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

Diante da recusa, a filha teria iniciado uma gravação com o celular. A médica então acusou a paciente de estar filmando, recolheu o aparelho e acionou a Polícia Militar. Já com a presença dos policiais, teria sugerido um acordo: realizar o atendimento mediante a exclusão dos vídeos. Como Maricélia não aceitou, as partes foram levadas até a Delegacia de Polícia Civil, onde foi registrado um Boletim de Ocorrência. 

Maricélia informou que deve ingressar com uma ação judicial contra a médica. 

O Patos Online entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde para buscar um esclarecimento em relação ao caso. No entanto, nenhuma resposta foi enviada até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto para quaisquer esclarecimentos. 

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Por Patos Online

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 07h01 - Fonte: ClimaTempo
25°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 34°

Seg 34°C 21°C
Ter 34°C 19°C
Qua 35°C 19°C
Qui 33°C 21°C
Sex 36°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras