
Na tarde da sexta-feira (06), uma situação envolvendo a negativa de atendimento a uma idosa gerou grande repercussão na cidade de Patos, no Sertão da Paraíba. Maricélia Tomaz procurou o Patos Online para denunciar que sua mãe, a senhora Maria Aparecida Tomaz, de 61 anos, diagnosticada com broncopneumonia, teve o atendimento recusado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dircé Xavier, localizada no centro da cidade.
Segundo o relato, Maricélia acompanhava a mãe debilitada e sua filha de 9 anos até a unidade, com a expectativa de conseguir uma prescrição médica e continuidade ao tratamento iniciado semanas antes, quando a idosa deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) João Bosco de Araújo, no Bairro Jatobá, com sintomas graves como tosse, febre, cansaço intenso e dificuldade respiratória.
Ao chegar à UBS, foi informada que aquele seria um dia destinado apenas ao atendimento de gestantes. Mesmo assim, recebeu orientação para aguardar o fim de uma consulta para tentar conversar com a médica de plantão.
Conforme a denúncia, ao explicar a situação, a médica teria se mostrado resistente, feito questionamentos considerados desnecessários e alegado que apenas realizaria o atendimento domiciliar às quartas-feiras. Mesmo diante da gravidade do caso e dos apelos de Maricélia, a profissional teria se negado a atender ou encaminhar a paciente.
Diante da recusa, a filha teria iniciado uma gravação com o celular. A médica então acusou a paciente de estar filmando, recolheu o aparelho e acionou a Polícia Militar. Já com a presença dos policiais, teria sugerido um acordo: realizar o atendimento mediante a exclusão dos vídeos. Como Maricélia não aceitou, as partes foram levadas até a Delegacia de Polícia Civil, onde foi registrado um Boletim de Ocorrência.
Maricélia informou que deve ingressar com uma ação judicial contra a médica.
O Patos Online entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde para buscar um esclarecimento em relação ao caso. No entanto, nenhuma resposta foi enviada até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto para quaisquer esclarecimentos.
Por Patos Online
Solidariedade Projeto “Refúgio do Sol” leva climatizadores e equipamentos hospitalares ao Lar dos Velhinhos de Patos
Balanço positivo Patos tem o 6º maior PIB da Paraíba e crescimento de 15,62%, aponta o IBGE
Falta de água Moradora do bairro Santa Clara, em Patos, reclama de problemas no abastecimento há vários dias
Nota de falecimento Morre em Patos o comerciante Antônio Menino Leite, aos 68 anos
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Transtornos Moradora relata transtornos com galeria estourada que vem retornando para sua residência na Vila Cavalcante, em Patos Mín. 23° Máx. 37°