Domingo, 21 de Dezembro de 2025
Banner Dra Priscylla
UNIFIP
Banner Hmais Onco
Banner Vera Cruz Topo
Banner Dr Romulo
Política Extradição

Moraes manda Justiça formalizar pedido de extradição de Zambelli, determina prisão definitiva e comunica Câmara

Ministro também notifica Câmara para cassação de mandato; deputada licenciada está na Itália e foi incluída na lista vermelha da Interpol

07/06/2025 às 23h30 Atualizada em 08/06/2025 às 11h58
Por: Felipe Vilar Fonte: CNN Brasil
Compartilhe:
Foto: Reprodução/ STF e Câmara dos Deputados
Foto: Reprodução/ STF e Câmara dos Deputados

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou neste sábado (7), que o Ministério da Justiça formalize o pedido de extradição da deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP).

Continua após a publicidade
Banner Energisa Topo

"Determino à Secretaria Judiciária que remeta ao Ministério da Justiça e Segurança Pública os documentos necessários para formalizar o pedido de extradição de CARLA ZAMBELLI SALGADO DE OLIVEIRA, nos termos do Tratado de Extradição entre a República Federativa do Brasil e a República Italiana, e da Lei 13.445/17", diz trecho da decisão de Moraes.

O ministro ordenou ainda que a documentação seja encaminhada em português e traduzida para o italiano, idioma oficial da República Italiana. Isso porque, de acordo com a Polícia Federal, a parlamentar desembarcou no Aeroporto de Roma Fiumicino, na Itália, na manhã de quinta-feira (5).

Zambelli anunciou, na última terça-feira (3), em suas redes sociais, que estava fora do Brasil, com destino a Europa. No dia seguinte, Alexandre de Moraes determinou a prisão da deputada, a suspensão de seu passaporte e a inclusão de seu nome na lista de foragidos internacionais da Interpol.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Prisão definitiva

Além da extradição, Moraes determinou o cumprimento de pena imediata de Carla Zambelli. O ministro também mandou notificar o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), sobre a perda de mandato da parlamentar.

A decisão ocorre após a Primeira Turma do STF ter rejeitado o último recurso de Zambelli contra sua condenação. Ela deve cumprir 10 anos de prisão, perda de mandato e pagamento de indenização de R$ 2 milhões.

Condenação

Zambelli foi condenada em maio deste ano pelos crimes de invasão de dispositivo informático, falsidade ideológica e inserção de dados falsos no sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A pena inclui 10 anos de prisão, perda do mandato parlamentar e multa.

Continua após a publicidade
Banner Vera Cruz

O hacker Walter Delgatti Netto foi sentenciado a oito anos e três meses de prisão, também em regime inicial fechado, e multa de 480 salários-mínimos. Os dois devem pagar juntos R$ 2 milhões por danos morais e coletivos.

Fonte: CNN Brasil 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 19h01 - Fonte: ClimaTempo
31°
Tempo limpo

Mín. 23° Máx. 37°

Seg 33°C 23°C
Ter 36°C 23°C
Qua 37°C 23°C
Qui 36°C 23°C
Sex 36°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras