
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, neste domingo (8), um alerta de acumulado de chuvas para 218 dos 223 municípios da Paraíba. O aviso é válido até às 21h de hoje e abrange quase todo o território paraibano, além de áreas de estados vizinhos do Nordeste.
De acordo com o Inmet, a previsão é de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia. Mesmo com o volume significativo, o alerta é classificado como de "perigo potencial", com baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em áreas com histórico de risco.
O alerta também se estende a outras regiões nordestinas, como a Região Metropolitana do Recife, Sertão e Agreste Pernambucano, Mata Pernambucana, Borborema, Central Potiguar, São Francisco Pernambucano e Centro-Sul Cearense.
As autoridades reforçam orientações importantes à população, como evitar enfrentar o mau tempo, não se abrigar debaixo de árvores durante tempestades e evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em caso de sinais de deslizamentos, rachaduras ou qualquer outro risco, a recomendação é evacuar a área e acionar os órgãos competentes.
Para informações e emergências, os canais disponíveis são a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
A recomendação é que moradores em áreas suscetíveis fiquem atentos aos boletins meteorológicos e sigam as orientações das autoridades para garantir sua segurança.
Por Patos Online
Solidariedade Projeto “Refúgio do Sol” leva climatizadores e equipamentos hospitalares ao Lar dos Velhinhos de Patos
Balanço positivo Patos tem o 6º maior PIB da Paraíba e crescimento de 15,62%, aponta o IBGE
Falta de água Moradora do bairro Santa Clara, em Patos, reclama de problemas no abastecimento há vários dias
Nota de falecimento Morre em Patos o comerciante Antônio Menino Leite, aos 68 anos
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Transtornos Moradora relata transtornos com galeria estourada que vem retornando para sua residência na Vila Cavalcante, em Patos Mín. 23° Máx. 37°