
A Paraíba está entre os 12 estados brasileiros que possuem mais beneficiários do programa Bolsa Família do que trabalhadores com carteira assinada. Os dados são do levamento feito pelo Portal UOL, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), referentes ao mês de maio, e revelam um retrato socioeconômico marcante do Nordeste e Norte do país.
De acordo com os números, o estado conta com 667.654 mil beneficiários do Bolsa Família, enquanto o número de trabalhadores formais é de 515.634 mil, excluindo servidores públicos. Isso significa que há aproximadamente 152 mil pessoas a mais dependendo do programa social do que trabalhando com carteira assinada na Paraíba.
Além da Paraíba, os estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Amapá, Amazonas e Acre também estão nessa situação, evidenciando a concentração dessa realidade nas regiões historicamente mais vulneráveis do país.
No extremo da comparação, o Maranhão lidera a dependência do Bolsa Família, com 1,2 milhão de famílias beneficiárias e apenas 669 mil empregos formais. Por outro lado, Santa Catarina representa o cenário oposto, com 11 trabalhadores formais para cada beneficiário do programa.
Por Patos Online
Com informações do UOL
Aprovação Prefeita Rosalba Mota alcança quase 90% de aprovação em São José do Bonfim
Eleições 2026 Maioria dos paraibanos ainda não definiu voto para deputado estadual em 2026, aponta pesquisa
Conquista R$ 1.500.000,00: vereador Emano Araújo, em parceria com o deputado Mesinho Lucena, anuncia investimentos para saúde e esporte em Patos-PB
Legislativo Política de berço ou paixão em cuidar do povo? O trabalho incansável de Samuel Pinto em Patos
Imposto Câmara aprova projeto que prevê cobrança de tributo sobre o serviço de streaming audiovisual
Na Câmara Maikon Minervino declara apoio irrestrito ao prefeito Nabor Wanderley: “Se tem um babão, se chama Maikon”
Novembro Azul Francisca Motta conclama homens paraibanos a cuidarem da saúde no Novembro Azul
Isenção do IR Senado aprova e ampliação da isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil deverá valer já em 2026
Agradecimento Prefeita de Malta, Ana Peixoto, e líder político Nael Rosa recebem agradecimentos do Judiciário por apoio ao TRE em reunião com o desembargador Oswaldo Trigueiro Mín. 22° Máx. 37°