
A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta terça-feira (10) a entrega de 300 tablets a agentes comunitários de saúde e fisioterapeutas que atuam na Atenção Básica do município. Os equipamentos foram adquiridos com recursos próprios, representando um investimento de aproximadamente R$ 300 mil.
A iniciativa marca um importante avanço no processo de informatização da rede pública de saúde, com foco na melhoria da qualidade do atendimento à população, no fortalecimento da gestão das equipes e na valorização dos profissionais que atuam diretamente nas comunidades.
Durante a solenidade, realizada no Auditório Master do Centro Universitário UNIFIP, o prefeito Nabor Wanderley destacou que o uso dos tablets permitirá à gestão municipal ter acesso em tempo real aos dados coletados pelos agentes em campo, contribuindo para o planejamento de ações integradas em diversas áreas.
“Essas informações vão além da saúde. Elas ajudam no desenvolvimento de políticas públicas para a educação, assistência social, primeira infância e até no combate à violência doméstica. É uma ferramenta que melhora o atendimento e fortalece a atuação do agente comunitário”, afirmou o prefeito.
Além dos tablets, os agentes comunitários de saúde também receberam a Cartilha de Boas Práticas para o Acompanhamento da Saúde Materno-Infantil, elaborada especialmente para agentes comunitários de saúde e para os agentes de combate às endemias. A publicação é mais uma ferramenta do Programa de Atenção à Primeira Infância – PAI, e reforça o compromisso da gestão com o cuidado integral às crianças e suas famílias.
Segundo o secretário de Saúde, Leônidas Medeiros, os tablets estão integrados ao prontuário eletrônico do cidadão e contam com sistema de georreferenciamento, permitindo o registro preciso do local, data e horário de cada atendimento.
“É mais tecnologia para garantir eficiência, transparência e segurança no trabalho dos profissionais, além de qualificar ainda mais a nossa rede de serviços”, completou o secretário.
Representando o Conselho Municipal de Saúde, Claudemir Bento reforçou a importância do investimento também para o controle social.
“A coleta digital de dados facilita o monitoramento dos atendimentos e contribui para a elaboração de propostas que aprimorem ainda mais o sistema de saúde do município”, avaliou.
Com a entrega dos equipamentos, a Secretaria de Saúde dará início à capacitação dos profissionais, para que o uso da tecnologia seja incorporado de forma efetiva à rotina de trabalho. A ação reafirma o compromisso da gestão municipal com uma saúde mais moderna, eficiente e voltada para as reais necessidades da população.
Secom – Prefeitura de Patos
Solidariedade Projeto “Refúgio do Sol” leva climatizadores e equipamentos hospitalares ao Lar dos Velhinhos de Patos
Balanço positivo Patos tem o 6º maior PIB da Paraíba e crescimento de 15,62%, aponta o IBGE
Falta de água Moradora do bairro Santa Clara, em Patos, reclama de problemas no abastecimento há vários dias
Nota de falecimento Morre em Patos o comerciante Antônio Menino Leite, aos 68 anos
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Transtornos Moradora relata transtornos com galeria estourada que vem retornando para sua residência na Vila Cavalcante, em Patos Mín. 23° Máx. 37°