
A Câmara Municipal de Patos promove uma audiência pública para debater a temática “Esclerose Múltipla”, por meio de uma propositura da vereadora Fátima Bocão (Republicanos). A sessão terá início às 19h desta quarta-feira, 11.
Segundo informações repassadas pela proponente da audiência, o encontro contará com a presença da médica neurologista Bianca Oliveira, sendo uma oportunidade para discutir a realidade enfrentada pelas pessoas que vivem com esclerose múltipla, além das experiências, formas de tratamento e de convívio com a doença.
Fátima Bocão afirmou que a expectativa é positiva quanto ao comparecimento de pessoas com esclerose múltipla, bem como de familiares e profissionais de saúde que convivem diretamente com os efeitos da enfermidade, por meio dos casos atendidos pelo sistema de saúde.
O QUE É ESCLEROSE MÚLTIPLA
A esclerose múltipla (EM) é uma doença autoimune crônica que afeta o sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal). O sistema imunológico do corpo ataca a bainha de mielina — camada protetora que envolve as fibras nervosas — causando lesões que dificultam a transmissão dos sinais nervosos.
Trata-se de uma condição rara e sem cura, que compromete a qualidade de vida de cerca de 40 mil brasileiros, segundo informações do Ministério da Saúde.
A esclerose múltipla é uma doença crônica, degenerativa e autoimune, que forma lesões no sistema nervoso central, desencadeadas pelo próprio sistema de defesa do organismo.
Diferente do que muitos pensam, a esclerose múltipla não é uma doença exclusiva de pessoas idosas. Ela atinge, com maior incidência, mulheres na faixa etária de 20 a 40 anos.
Solidariedade Projeto “Refúgio do Sol” leva climatizadores e equipamentos hospitalares ao Lar dos Velhinhos de Patos
Balanço positivo Patos tem o 6º maior PIB da Paraíba e crescimento de 15,62%, aponta o IBGE
Falta de água Moradora do bairro Santa Clara, em Patos, reclama de problemas no abastecimento há vários dias
Nota de falecimento Morre em Patos o comerciante Antônio Menino Leite, aos 68 anos
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Transtornos Moradora relata transtornos com galeria estourada que vem retornando para sua residência na Vila Cavalcante, em Patos Mín. 23° Máx. 37°