
A deputada estadual Francisca Motta (Republicanos) usou a tribuna da Assembleia Legislativa da Paraíba, nesta terça-feira (10), para exigir que os órgãos sanitários do Estado reforcem a fiscalização durante as festividades juninas no combate ao uso e comercialização de cigarros eletrônicos — os chamados “vapes”.
Francisca fez um apelo direto às Vigilâncias Sanitárias, aos Procons e demais entidades responsáveis pelo controle sanitário.
“O São João é tempo de reencontro, alegria e tradição. Mas também é um momento em que precisamos redobrar os cuidados com a saúde, especialmente da juventude. O uso do cigarro eletrônico tem crescido de forma alarmante. Já está mais do que comprovado que o vape faz mal, vicia e coloca em risco a saúde”, destacou a parlamentar.
Ela ressaltou que, mesmo com a proibição aprovada pela Anvisa, o uso desses dispositivos persiste em festas, bares e barraquinhas juninas, exigindo ações firmes dos órgãos de fiscalização.
Em sua fala, a deputada mencionou ainda a Lei Estadual nº 13.025/2024, de sua autoria, que instituiu campanhas de conscientização sobre os riscos do cigarro eletrônico nas escolas, unidades de saúde e espaços públicos do estado. A norma prevê material educativo, distribuição de cartilhas, painéis e atividades pedagógicas voltadas especialmente para crianças e adolescentes.
“A prevenção e a informação são tão importantes quanto a fiscalização. Por isso, propusemos essa lei, que precisa ser implementada com urgência por todo o Governo do Estado”, alertou a deputada.
Assessoria de Imprensa
Agenda política Com homenagens, Francisca Motta viabiliza frota de veículos nos 64 anos de Santa Terezinha
Nota de Pesar Francisca Motta lamenta morte do vereador e ex-deputado Edmilson Soares
Suspensão Detran-PB suspende serviços de processos de veículos entre 29 de dezembro e 1º de janeiro
Orçamento 2026 Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$ 61 bilhões em emendas parlamentares e cortes em programas sociais, como o Farmácia Popular
Farra do INSS Presidente da OAB-PB, Harrison Targino, critica “crises artificiais” na política que encobrem problemas centrais do país, como a farra do INSS
Luto na política Morre Edmilson Soares, vereador de João Pessoa e ex-deputado Mín. 23° Máx. 37°