
Após mais de dois anos de obras e expectativa, a Escola Estadual José Gomes Alves, localizada no bairro Jatobá, em Patos, Sertão da Paraíba, finalmente está com sua reforma e ampliação concluída. O prédio, agora estruturado e equipado, simboliza um novo capítulo para a educação local. No entanto, o que poderia ser celebrado como uma conquista transformou-se em motivo de frustração e indignação entre alunos, pais e professores.
De acordo com o relato de um pai ao Patos Online, mesmo com a obra já finalizada, a entrega oficial da escola ainda não foi feita. Enquanto isso, os estudantes seguem assistindo aulas em um espaço improvisado na EECIT do bairro do Mutirão, em condições limitadas e sem a estrutura adequada para um ensino de qualidade.
“É inadmissível que, com a escola pronta, nossos filhos ainda estejam em salas improvisadas, longe de um ambiente digno para aprender”, desabafou o cidadão.
A obra foi iniciada em 2023 e totaliza um investimento de R$ 2.935.993,32 milhões realizado pelo Governo da Paraíba, por meio da Suplan e Secretaria de Estado da Educação (SEE), garantindo melhores condições de ensino e inclusão para toda a comunidade escolar.
Entre os espaços contemplados estão: 11 salas de aula, laboratórios de Química e Informática, biblioteca, sala de vídeo, diretoria, refeitório, cozinha, vestiários, passarelas acessíveis, além do destaque principal — a construção do Ginásio Bom de Bola, com estrutura completa para a prática esportiva - proporcionando mais esporte e lazer.
Veja abaixo as imagens divulgadas pela Suplan:
A Escola José Gomes Alves é uma das principais instituições de ensino da região, com um papel importante na formação de centenas de jovens do bairro Jatobá e zona sul da cidade. A demora em sua reabertura impacta diretamente no rendimento escolar e no bem-estar dos estudantes, que aguardam ansiosos pelo retorno ao ambiente reestruturado.
Sobre o assunto, o Patos Online entrou em contato com a gerente regional de educação da 6ª GRE, Genilucia Medeiros, e questionou se havia previsão para entrega do prédio. Genilucia afirmou que a obra já concluída está passando pelos trâmites finais antes da entrega oficial. “Hoje (12) estaremos recebendo a visita do engenheiro da SEE (Secretaria de Estado da Educação) para, juntamente com o mestre de obras e a engenheira da SUPLAN, fazer a vistoria na obra. Esse é o trâmite que fazemos em todas as reformas”, declarou.
A vistoria técnica, segundo a gerente, é indispensável para verificar se tudo está dentro dos padrões estabelecidos, permitindo o início da fase de instalação dos novos equipamentos. “Já começamos a receber os materiais novos para arrumar a escola, como também ares-condicionados. Após a vistoria, estando tudo dentro dos padrões, começaremos as instalações dos ares e a organização da escola para que possamos retornar às nossas atividades”, explicou.
*Matéria atualizada às 14h do dia 12/06 para inserção da fala da gerente.
Por Patos Online
Solidariedade Projeto “Refúgio do Sol” leva climatizadores e equipamentos hospitalares ao Lar dos Velhinhos de Patos
Balanço positivo Patos tem o 6º maior PIB da Paraíba e crescimento de 15,62%, aponta o IBGE
Falta de água Moradora do bairro Santa Clara, em Patos, reclama de problemas no abastecimento há vários dias
Nota de falecimento Morre em Patos o comerciante Antônio Menino Leite, aos 68 anos
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Transtornos Moradora relata transtornos com galeria estourada que vem retornando para sua residência na Vila Cavalcante, em Patos Mín. 23° Máx. 37°