
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem registrado queda no desempenho em simulações de segundo turno contra possíveis adversários nas eleições presidenciais de 2026. É o que revela a mais recente pesquisa do instituto Datafolha, divulgada neste sábado (14).
No cenário em que Lula enfrenta o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), atualmente inelegível, há um empate técnico: 45% dos eleitores dizem que votariam em Bolsonaro, enquanto 44% optariam por Lula. Em abril, o petista liderava com 49%, contra 40% do ex-presidente.
Outro cenário testado mostra Lula contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). O presidente aparece novamente à frente, com 43% das intenções de voto, contra 42% de Tarcísio — também em empate técnico. Na pesquisa anterior, Lula vencia com mais folga: 48% a 39%.
O Datafolha também simulou cenários de segundo turno entre Lula e outros nomes ligados ao PL: Michelle Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro e Flávio Bolsonaro. Além disso, testou uma disputa entre Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro.
A pesquisa foi realizada nos dias 10 e 11 de junho, com 2.004 eleitores entrevistados em 136 municípios do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Gráfico produzido por Inteligência Artificial
Patosonline.com
Texto produzido com base em informações divulgadas pelo site Metrópoles
Nota de Pesar Francisca Motta lamenta morte do vereador e ex-deputado Edmilson Soares
Suspensão Detran-PB suspende serviços de processos de veículos entre 29 de dezembro e 1º de janeiro
Orçamento 2026 Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$ 61 bilhões em emendas parlamentares e cortes em programas sociais, como o Farmácia Popular
Farra do INSS Presidente da OAB-PB, Harrison Targino, critica “crises artificiais” na política que encobrem problemas centrais do país, como a farra do INSS
Luto na política Morre Edmilson Soares, vereador de João Pessoa e ex-deputado
Crise hídrica Vereadores alertam para agravamento da crise hídrica em Patos e cobram soluções definitivas Mín. 23° Máx. 37°