
O Comando de Operações Aéreas (COA) da Polícia Militar da Paraíba emitiu um alerta importante para quem deseja operar drones durante os festejos juninos em Patos. A área do Terreiro do Forró, palco principal do São João da cidade, passou a ser considerada uma Zona Restrita de Voo (FRZ) desde a última sexta-feira (13), e só poderá ser sobrevoada por aeronaves remotamente pilotadas (RPAs) devidamente autorizadas.
De acordo com o COA, os operadores de drones têm até as 13h desta segunda-feira, 16 de junho, para realizar o cadastro obrigatório no sistema SARPAS (Sistema para Solicitação de Acesso ao Espaço Aéreo Brasileiro por Aeronaves Não Tripuladas) e, de forma complementar, preencher um formulário específico disponível no link: https://forms.gle/Hd84u5P5FDWr3DiA6. O registro é gratuito, rápido e necessário para garantir a legalidade da operação e a segurança do público durante os eventos.
A medida visa organizar o espaço aéreo e prevenir riscos de acidentes, sobretudo durante festas de grande porte como o São João. “Essa regulamentação já foi adotada em outras celebrações, como o Carnaval, e tem se mostrado eficaz na proteção das pessoas que estão no solo. As autorizações seguem as normas do CINDACTA III, da Força Aérea Brasileira, que legaliza as operações”, explicou o major Deuslânio, comandante do COA.
Além do cadastro no SARPAS, os operadores devem informar dados básicos sobre os pilotos e as aeronaves. O uso de drones sem autorização será considerado irregular e os equipamentos poderão ser apreendidos, além da responsabilização do piloto conforme a legislação vigente.
O São João de Patos acontece de 19 a 23 de junho no Terreiro do Forró, que passou por ampliação para a edição deste ano. A festa é promovida em parceria entre a Prefeitura de Patos e a empresa Coollab Creative.
Por Patos Online
Solidariedade Projeto “Refúgio do Sol” leva climatizadores e equipamentos hospitalares ao Lar dos Velhinhos de Patos
Balanço positivo Patos tem o 6º maior PIB da Paraíba e crescimento de 15,62%, aponta o IBGE
Falta de água Moradora do bairro Santa Clara, em Patos, reclama de problemas no abastecimento há vários dias
Nota de falecimento Morre em Patos o comerciante Antônio Menino Leite, aos 68 anos
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Transtornos Moradora relata transtornos com galeria estourada que vem retornando para sua residência na Vila Cavalcante, em Patos Mín. 23° Máx. 37°