
A Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade da rede estadual de saúde localizada em Patos, atendeu 291 pessoas durante o plantão do final de semana, entre os dias 13 e 15 deste mês. A movimentação intensa começou na sexta-feira (13), com 107 atendimentos, continuando no sábado (14) com mais 92 registros e encerrando o domingo (15) com outros 92 pacientes recebidos na unidade.
Durante o período, o hospital também realizou 14 cirurgias, sendo 11 de caráter emergencial e três eletivas. As intervenções incluíram sete procedimentos ortopédicos, quatro vasculares e três gerais. Além dos pacientes operados, 58 pessoas precisaram de internação após avaliação médica, entre elas vítimas de acidente vascular cerebral (AVC), infarto agudo do miocárdio (IAM) e envolvidos em sinistros de trânsito.
As principais causas que motivaram a procura pela emergência foram queixas de dores diversas (57 casos), quedas (44 ocorrências) e acidentes com motocicletas (18 registros). Também foram atendidos 11 casos de infarto, 10 pacientes com dificuldade para respirar (dispneia), 10 mordidos por animais, oito vítimas de pancadas, três casos de AVC, três tentativas de suicídio e dois episódios de agressão física.
Dos 24 sinistros de trânsito registrados, 17 envolveram motocicletas, seis automóveis e um bicicleta. Os atendimentos não se restringiram a pacientes de Patos; o hospital também recebeu vítimas vindas de municípios vizinhos como Matureia, Piancó, Condado e Santa Luzia.
Chuvas Setor Sul de Patos registra 8,6 mm nas últimas 24h; acumulado médio de 2026 chega a 107,66 mm
SINE PB A partir desta segunda-feira (9), Sine-PB oferta 169 vagas de emprego em Patos-PB
Previsão de chuva Domingo chuvoso no Sertão: Patos registra precipitações desde cedo e previsão indica temporal à tarde
Luto Câmara Municipal de Patos manifesta profundo pesar pelo falecimento do jurista Dr. Duílio Wanderley
Aneurisma Cerebral Aneurisma cerebral exige diagnóstico precoce, alerta o neurocirurgião Dr. Rômulo José
Desperdício de água Mesmo após notificação ambiental, despejo irregular de água suja continua no Luar de Angelita
Mín. 22° Máx. 33°