
Durante entrevista ao Espinharas Notícias, da Rádio Espinharas FM, o tenente-coronel Esaú Lucena, comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), esclareceu pontos importantes sobre a atuação da PM no Terreiro do Forró, especialmente nas áreas restritas como a Área VIP e os camarotes do São João de Patos.
Segundo o comandante, a responsabilidade direta pela segurança nesses espaços é da organização privada do evento, mas a Polícia Militar tem autoridade para agir caso ocorra qualquer situação que exija intervenção. “Obviamente essas regras não podem ultrapassar aquilo que venha a prejudicar o outro. Se algo foge à segurança privada, a segurança pública tem o dever de agir imediatamente”, explicou.
Esaú comparou a dinâmica da Área VIP à de estabelecimentos privados como boates, onde há regras internas, mas cuja autonomia não impede a intervenção da força pública quando necessário. “Muitas vezes, acontece algo em eventos particulares, como vaquejadas, e a gente vai lá e interfere. O mesmo vale para a Área VIP e camarotes”, afirmou.
Ele destacou que foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público, no qual a organização do evento se comprometeu com uma série de medidas de segurança que serão fiscalizadas tanto pelo MP quanto pelos órgãos policiais. “Vamos estar ali para subsidiar toda uma infraestrutura de segurança para aquelas pessoas”, reforçou.
Ao avaliar os dias de festa já realizados, o tenente-coronel celebrou o baixo número de ocorrências, apesar da grande quantidade de pessoas presentes. “Para a honra e glória do Senhor, tivemos até hoje eventos tranquilos, sem episódios maiores, apesar de estarmos lidando com multidões, aglomerações e o consumo de bebida alcoólica”, concluiu.
Chuvas Setor Sul de Patos registra 8,6 mm nas últimas 24h; acumulado médio de 2026 chega a 107,66 mm
SINE PB A partir desta segunda-feira (9), Sine-PB oferta 169 vagas de emprego em Patos-PB
Previsão de chuva Domingo chuvoso no Sertão: Patos registra precipitações desde cedo e previsão indica temporal à tarde
Luto Câmara Municipal de Patos manifesta profundo pesar pelo falecimento do jurista Dr. Duílio Wanderley
Aneurisma Cerebral Aneurisma cerebral exige diagnóstico precoce, alerta o neurocirurgião Dr. Rômulo José
Desperdício de água Mesmo após notificação ambiental, despejo irregular de água suja continua no Luar de Angelita
Mín. 22° Máx. 33°