
Durante a sessão ordinária da última segunda-feira, 17 de junho, a vereadora Nadigerlane Rodrigues, utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Patos para fazer um importante apelo à população: que todos procurem os postos de saúde e atualizem sua caderneta de vacinação.
Além de vereadora, Nadir é médica, enfermeira obstétrica, técnica em enfermagem e multiplicadora em vacinas, o que confere ainda mais autoridade à sua fala sobre o tema. Em seu pronunciamento, ela reforçou que a vacinação é um dos maiores avanços da saúde pública e que a baixa adesão da população pode trazer sérias consequências para todos.
“A vacinação é o maior avanço da saúde pública, é importante que isso fique bem claro pras pessoas. Se hoje temos o controle sobre algumas doenças, é porque de fato a saúde pública avançou muito com a vacinação”, destacou a parlamentar.
A vereadora alertou que, apesar de o Brasil já ter avançado bastante no controle de diversas doenças, tem-se percebido um movimento de resistência por parte de alguns grupos em relação aos imunizantes. Isso, segundo ela, representa um grave risco de reintrodução de doenças já erradicadas, além de comprometer a proteção coletiva.
“Infelizmente, as pessoas não estão procurando os postos de vacinação com a assiduidade que necessita. E isso é muito perigoso para a saúde pública, uma vez que uma pessoa contaminada pode contaminar outra que não está imunizada. O objetivo principal da vacinação é eliminar o hospedeiro susceptível, ou seja, todas as pessoas que ainda não tiveram a doença e que não tomaram a vacina.”
A fala da vereadora ganha ainda mais urgência neste período do ano, considerado sazonal para a influenza (gripe). A campanha de vacinação contra a gripe se inicia em abril, justamente para que, no mês de junho, as pessoas já estejam com a resposta imunológica adequada.
Fica o alerta da vereadora Nadir: vacinar-se é um ato de responsabilidade individual e coletiva. Procure a unidade de saúde mais próxima e mantenha sua caderneta em dia. Proteger-se é proteger a todos!
Assessoria
Nota de Pesar Francisca Motta lamenta morte do vereador e ex-deputado Edmilson Soares
Suspensão Detran-PB suspende serviços de processos de veículos entre 29 de dezembro e 1º de janeiro
Orçamento 2026 Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$ 61 bilhões em emendas parlamentares e cortes em programas sociais, como o Farmácia Popular
Farra do INSS Presidente da OAB-PB, Harrison Targino, critica “crises artificiais” na política que encobrem problemas centrais do país, como a farra do INSS
Luto na política Morre Edmilson Soares, vereador de João Pessoa e ex-deputado
Crise hídrica Vereadores alertam para agravamento da crise hídrica em Patos e cobram soluções definitivas Mín. 23° Máx. 37°