
O estudante paraibano Daniel Almeida dos Santos, que cursa Engenharia de Controle e Automação, ganhou medalha de ouro em uma competição internacional de tecnologia que reuniu estudantes de todo o mundo, na China. Ele mora em um sítio na zona rural entre as cidades de Triunfo e São João do Rio do Peixe, no Sertão da Paraíba, e estuda no campus de Cajazeiras, no Instituto Federal da Paraíba (IFPB).
Com 23 anos, Daniel Almeida vem de uma família humilde do sertão paraibano. A mãe trabalha como cuidadora numa escola infantil e o padrasto é mestre de obras. Enxergando a educação como uma possibilidade para um bom futuro, ele se interessou muito por aprender na área de tecnologia e a competição realizada na China foi o ponto alto.
O jovem já havia disputado a competição entre estudantes um ano antes, mas naquela ocasião não obteve premiações. Porém, ele disse que a experiência foi muito importante para conseguir o principal prêmio em 2025.
“Naquele ano minha equipe não obteve o resultado esperado, mas decidi tentar novamente. Com o apoio do professor Michel Dias e em parceria com meus colegas Ryan e Kilmer do Campus João Pessoa, conquistamos na edição 2024-2025 o tricampeonato mundial na trilha Cloud (nuvem) e somos tetracampeões na geral”, disse.
A premiação repercutiu também em instâncias políticas no Brasil, isso porque o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em visita à cidade de Cachoeira dos Índios, no Sertão, para inauguração de obra que faz parte da transposição do Rio São Francisco, cumprimentou pessoalmente o estudante.
“Foi um momento que jamais vou esquecer. Receber o reconhecimento do presidente da República por algo que começou com tanto esforço, dedicação e vontade de aprender é algo que não dá para descrever em palavras. É a prova de que todo sacrifício vale a pena”, contou.
Daniel Almeida explicou que mesmo durante o período da pandemia, no qual as aulas foram canceladas e depois passaram para o modelo remoto, ele intensificou os estudos e consolidou o interesse pela área de tecnologia.
Para o futuro, Daniel revelou que vai aprofundar o conhecimento dele em Inteligência Artificial e ir em busca de especialização na área.
“Pretendo aplicar todo o aprendizado da competição da Huawei no desenvolvimento de projetos inovadores. Estar no IFPB mudou minha vida, espero que minha conquista motive outros jovens a acreditarem no seu potencial”, disse.
O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) informou que está com inscrições abertas para cursos superiores em todos os campus do estado. As inscrições são gratuitas e vão até 20 de junho. Entre as opções de áreas estão tecnologia, educação, saúde, meio ambiente e outros. Para se inscrever, basta acessar o site oficial da instituição.
Fonte: g1 PB
Eleições 2026 Zé Aldemir anuncia apoio a João Azevêdo para o Senado nas eleições de 2026, mesmo após dizer que apoiaria Nabor e Veneziano
Protesto BR-230 é liberada em Cajazeiras após quase 12 horas de interdição por protesto
Protesto BR-230 é totalmente bloqueada por protesto de ribeirinhos em Cajazeiras na manhã desta quarta-feira (26); PRF informa rota alternativa
Afogamento Adolescente morre afogado em açude no município de Cajazeiras na manhã deste domingo (16)
Protesto Ribeirinhos bloqueiam PB-400 em protesto contra baixa no nível do Açude Engenheiro Avidos, no Sertão da Paraíba
Luto! Estudante de Medicina paraibana Helen Dantas Silvestre, de 23 anos, morre vítima de câncer em Fortaleza Mín. 23° Máx. 35°