
O secretário de Administração da Prefeitura de Patos, Francivaldo Dias, explicou ao jornalista Marcos Oliveira, da Rádio Espinharas FM, como ocorreu a definição da oferta de vagas do concurso público que será realizado pelo município, com 203 vagas diretas, além de cadastro de reserva em diversas secretarias, por meio do certame que será organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN).
O gestor rebateu as críticas feitas à elaboração do certame, tendo em vista que o município possui 1.988 servidores efetivos e 2.296 contratados no momento. Ele afirmou que o município não poderia criar novos cargos para substituir servidores contratados que estão ocupando temporariamente funções de servidores efetivos afastados.
“Alguns cargos, mesmo tendo contratados atuando neles, por algum motivo não poderiam ser incluídos no concurso público, pelo simples fato de que o afastamento de muitos funcionários acontece de forma temporária, a exemplo de licenças-prêmio, licenças sem vencimento, vacâncias, ou licenças para ocupar cargos comissionados. Isso é o que se verifica em muitos cargos, principalmente na função de professor”, explicou o secretário.
Francivaldo Dias acrescentou que alguns contratos temporários são vinculados a programas municipais de caráter transitório, mantidos pelas secretarias, e, por essa razão, não poderiam se transformar em vagas para efetivação dos servidores ligados a esses programas.
Algumas categorias têm criticado o número de vagas oferecidas no concurso público devido ao fato de o município ter 308 contratados a mais do que servidores efetivos em seu quadro funcional. Das 203 vagas previstas no concurso, apenas 142 são destinadas à área da Educação, especificamente para a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, onde há atualmente 503 professores contratados atuando na rede municipal.
Educadores também criticam a ausência de vagas para o Ensino Fundamental II, nas disciplinas de Matemática, História, Geografia, Português e Ciências, mesmo havendo um grande número de contratados nessas áreas.
Natal 2025 Prefeitura de Patos abre Chamada Pública para comerciantes do segmento de doceria participarem da Feira Natalina 2025
Pesquisa de preços Pesquisa combustível: Procon observou que não houve alterações significativas nas médias de preço
Ciência Pesquisadora paraibana defende popularização da ciência e aposta nas redes sociais como ferramenta de transformação social
Alta médica Técnica de enfermagem Damiana Martins recebe alta após duas semanas internada por AVC e emociona familiares e amigos
Luto! Familiares comunicam o falecimento do vigia e professor Ítallo Barbosa, em Patos
Iniciação ao Esporte Diretor do CIE de Patos anuncia planejamento conjunto com a Secretaria de Educação para iniciar atividades esportivas em 2026 com várias modalidades
Cantata Natalina Coral Municipal de Patos realiza segunda Cantata Natalina, desta vez no Patos Shopping
Leilão público Prefeitura de Patos anuncia leilão público de bens inservíveis para o próximo dia 26 de novembro
Abastecimento Cagepa investe R$4,7 milhões na construção de adutora de água tratada em Vista Serrana Mín. 22° Máx. 38°