
A Paraíba, que historicamente foi um dos Estados brasileiros que mais exportou migrantes para outras regiões do país, agora desponta como o Estado nordestino que mais atrai novos moradores, de acordo com dados do Censo 2022 divulgados nesta sexta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Entre os nove Estados do Nordeste, a Paraíba foi o único a registrar saldo migratório positivo no período de 2017 a 2022, com 31 mil pessoas a mais chegando do que saindo. O número representa uma reversão significativa em relação ao passado migratório do Estado.
O fenômeno tem explicações diversas. Parte do aumento populacional se deve ao retorno de paraibanos que hnaviam deixado o Estado, mas agora decidem retornar à terra natal. Além disso, o Estado — especialmente a capital, João Pessoa — tem atraído aposentados, trabalhadores em regime de home office e nômades digitais, graças ao baixo custo de vida, infraestrutura urbana crescente e beleza natural de suas praias.
João Pessoa, inclusive, se destacou nacionalmente. Segundo o IBGE, foi a capital que registrou o maior crescimento populacional entre as 20 maiores cidades do país, com uma alta de 15,3% em relação a 2010.
Ainda conforme o levantamento, a maior parte dos novos moradores que se fixaram na Paraíba veio dos Estados de São Paulo (22,3%), Pernambuco (20,4%) e Rio de Janeiro (20%).
O saldo migratório positivo consolida uma nova fase no perfil demográfico do Estado, indicando o fortalecimento da Paraíba como um destino atrativo para viver, investir e trabalhar.
Patosonline.com
Com informações do Jornal O Estadão
De volta Leoa Leona retorna ao recinto após período de quarentena na Bica, em João Pessoa
Inquérito PF investiga prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, por suposta ligação com facção criminosa nas eleições de 2024
JUSTIÇA Escritório de Advocacia Dr. Ramonilson Alves será inaugurado em João Pessoa com propósito de servir e edificar
Combate ao crime Operação Connection desarticula núcleo de facção criminosa com atuação interestadual
Prisão Polícia Civil prende homem que armazena mais de 53 mil arquivos de abuso sexual infantil
EM NOVEMBRO João Pessoa sedia SUMMIT Paraíba: maior evento de empreendedorismo e negócios do estado, com Joel Jota, Livian Aragão, Alfredo Soares e Moisés Ramos
Tragédia Criança de 1 ano e 11 meses morre com sinais de agressão em João Pessoa; mãe e padrasto prestam depoimento
Educação Financeira Peça gratuita “Divertimento com Investimentos” chega a escolas de Itatuba e João Pessoa com foco em educação financeira
Violência Vereador Guguinha Moov Jampa sofre atentado a tiros em João Pessoa e escapa ileso Mín. 23° Máx. 36°