
O presidente da Câmara e deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) afirmou que a Câmara dos Deputados já retomou o diálogo com o governo federal sobre a crise envolvendo o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
Segundo ele, a retomada do diálogo pode levar a um desfecho com a pacificação do tema nos próximos dias, o que contribuiria para uma relação mais harmoniosa entre os dois Poderes.
“Tivemos uma conversa importante com membros da equipe econômica do governo, também com a presença do presidente do Senado, onde o diálogo foi retomado com o governo e com as Casas para se buscar uma saída para esse imbróglio do Imposto sobre Operações Financeiras”, detalhou Hugo Motta, durante entrevista concedida a uma emissora de João Pessoa.
No entanto, ele voltou a afirmar que dificilmente um novo imposto ou a elevação de alíquotas das taxas atuais seriam bem recebidos dentro do Legislativo, destacando a necessidade de buscar formas de cortar gastos — sem, contudo, especificar quais seriam as prioridades.
Recentemente, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), declarou que irá se esforçar para convencer o Supremo Tribunal Federal sobre a constitucionalidade da cobrança do imposto com alíquotas maiores.
O Imposto sobre Operações Financeiras é um tributo federal pago por pessoas físicas e jurídicas em diversas transações financeiras, como operações de crédito, câmbio, seguro, ou envolvendo títulos e valores mobiliários.
O governo federal decidiu aumentar o imposto para conseguir fechar as contas de 2025, mas o Congresso derrubou o veto presidencial em 27 de junho, levando o governo a recorrer ao Supremo Tribunal Federal.
Balanço positivo Patos tem o 6º maior PIB da Paraíba e crescimento de 15,62%, aponta o IBGE
Falta de água Moradora do bairro Santa Clara, em Patos, reclama de problemas no abastecimento há vários dias
Nota de falecimento Morre em Patos o comerciante Antônio Menino Leite, aos 68 anos
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Transtornos Moradora relata transtornos com galeria estourada que vem retornando para sua residência na Vila Cavalcante, em Patos
Nota de falecimento Morre em Patos Maria Eleuteria de Assis, aos 84 anos
Problema comum Moradora da Zona Oeste de Patos reclama de galeria estourada e buracos próximos a uma creche municipal
Problemática Moradores denunciam incêndios criminosos recorrentes no bairro Bivar Olinto, em Patos
Luto! Morre em Patos Maria do Socorro Ferreira da Costa, ex-funcionária da UFCG, aos 78 anos Mín. 23° Máx. 37°