Quinta, 03 de Julho de 2025
Banner Hmais Onco
Banner Prime Veiculos
Banner Dra Priscylla
Banner Dr Romulo
Banner Psique
Banner JC Motos
UNIFIP
Política PED

PT mobiliza filiados para participarem do Processo de Eleições Diretas (PED), com votação no próximo domingo em todo o País

O PED ocorrerá no próximo dia 06, mas há meses que vem se desenvolvendo um processo de organização, com cumprimento de calendário tanto para os filiados, quanto para os concorrentes às funções.

03/07/2025 às 06h00
Por: Girleide Vilar Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Partido dos Trabalhadores realiza neste domingo, 06 de julho, em todo o Brasil, o seu PED que é o Processo de Eleição Direta, uma prática exclusiva de uma sigla partidária em nosso país, adotada desde 2001, e que consiste num mecanismo pelo qual todos os membros da referida sigla escolhem, ao mesmo tempo, a presidência e a direção do Partido nos três níveis da federação.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

No próximo domingo, os quase 3 milhões de filiados e filiadas do PT em todo o Brasil, espalhados por mais de 4 mil municípios onde o Partido está organizado, vão poder escolher o Presidente da sigla em nível nacional; nos estados e no seu município, e ao mesmo tempo, definir a composição dos diretórios, também, nas três instâncias. O filiado e a filiada, portanto, votará 6 vezes para determinar os destinos administrativos do maior partido de esquerda da América Latina, nos próximos 4 anos.

O PED ocorrerá no próximo dia 06, mas há meses que vem se desenvolvendo um processo de organização, com cumprimento de calendário tanto para os filiados, quanto para os concorrentes às funções. Para que o filiado ou filiada tenha o direito a este momento importante da história do PT é requisito que a filiação tenha ocorrido até o último dia 28 de fevereiro de 2025 e que o associado esteja em dia com as contribuições financeiras, neste caso, a exigência é apenas para os membros que exercem função de direção em nível estadual e nacional ou que exerçam cargo eletivo ou comissionado em administrações.

Para saber se o integrante está apto ao processo de votação, o partido estruturou um mecanismo onde a pessoa entra no site www.pt.org.br digita os dados pessoais e vai aparecer sua condição de apto ou não. O petista apto deverá comparecer a um local previamente definido pela direção municipal (pode ser consultado no site) levando um documento de identificação com foto e assim exercer seu pleno direito.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

Neste processo, também foi estabelecida uma série de regras quanto à formação das chapas aos diretórios, como prazo para registro e aprovação ou não das composições; a exigência para que as direções, necessariamente, tenham que ser compostas de forma paritária, mesmo número de homens e de mulheres; e que nestas, fossem obedecidos um percentual de 20% para diversidade ética e 20% para a juventude.

A ELEIÇÃO NACIONAL

Continua após a publicidade
Banner AudioSonic

Para o pleito deste ano estão concorrendo ao cargo de presidente da sigla, em nível nacional, quatro petistas históricos: o ex-ministro e ex-prefeito de Araraquara-SP, o Edinho Silva, que conta com o apoio do presidente Lula e do maior número de agrupamentos internos; o deputado federal e ex-presidente nacional do PT ( de 2011 a 2017), Rui Falcão, que se apresenta com um discurso de oposição, recebendo apoio de importantes tendência internas e lideranças do Partido; o fundador do PT e atual Secretário de Relações Internacionais da Direção Nacional, o mineiro de Patos de Minas, Romênio Pereira, candidato pela tendência Movimento PT, agrupamento que na Paraíba tem lideranças como o Diretor da CONAB, Lenildo Morais, e o deputado Luciano Cartaxo. Romênio também se apresenta como uma candidatura alternativa ao grupo majoritário; e o Professor de História, ex-dirigente do Partido, Valter Pomar, considerada a candidatura mais à esquerda e que recebe apoio dos grupos minoritários na correlação de forças internas. Além dos quatro candidatos à presidência oito chapas concorrem pela composição da direção nacional.

A ELEIÇÃO ESTADUAL

Na Paraíba também concorrem quatro militantes à vaga de presidente estadual: a deputada estadual e professora Cida Ramos, que é apoiada pelo presidente Jackson Macedo e por agrupamentos majoritários dentro do Partido; o sindicalista, ex-presidente da CUT PB, Arimatéia França, que tem o apoio dos setores mais ligados aos movimentos sociais e de agrupamentos importantes da sigla; o advogado e bancário, filiado ao Partido dos Trabalhadores no município de Patos PB, Carlinhos Guedes, que em sendo integrante da tendência Movimento PT recebe apoio de Lenildo Morais, do deputado Luciano Cartaxo e do ex-governador Ricardo Coutinho, e por ser um candidato do interior, mais precisamente do sertão, tem utilizado isso como uma reflexão junto aos petistas dos diversos municípios do estado; e o atual Secretário de Organização do PT no estado e Assessor Parlamentar do Deputado Luiz Couto, Luizinho Nunes, que além de ter o apoio do deputado federal Padre Luiz Couto e, por extensão, das lideranças que seguem o deputado em todo o estado, recebe apoio do seu agrupamento interno com dirigentes e lideranças representativas dentro do partido. Para a composição do Diretório Estadual ou Regional na Paraíba, seis chapas disputam as vagas, neste domingo.

NA CIDADE DE PATOS, OS E AS PETISTAS TAMBÉM VOTAM NESTE DOMINGO

De acordo com informações do Professor Edileudo Lucena, atual presidente do Diretório Municipal, os filiados e filiadas do Partido no município também vão poder exercer o direito de escolher os dirigentes da sigla em todos os níveis. Segundo o Professor a votação ocorrerá no próximo domingo, dia 06 de julho de 2025, das 9h às 17h no Auditório do SINTEP (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba), na rua Tiradentes, Centro de Patos PB.

Ainda com base no relato do presidente municipal, além das votações para as instâncias nacional e estadual, os petistas de nossa cidade têm a oportunidade de respaldar a eleição do presidente e da direção municipal para o próximo quatriênio. “Aqui em Patos, fruto de muito diálogo, disposição em construir o Partido e composições em relação ao processo estadual e nacional, ficou definida a candidatura única do Professor Edileudo, número 513, para Presidente Municipal; e a composição de uma chapa ‘Por Todos e Para Todos’, número 613, para o Diretório Municipal, chapa construída seguindo os critérios de paridade, de percentual de identidade ética e de jovens, e da contemplação dos vários setores que querem contribuir com a organização do partido no município, resultando numa formação que tem tudo para, com os 852 filiados e filiadas aqui no município, construirmos juntos um partido referência na luta em defesa da classe trabalhadora, agindo em consonância com as políticas inovadoras hoje em curso, graças a um governo que verdadeiramente representa os trabalhadores desse país”, palavras do Professor Edileudo.

Se o Partido oferece esse mecanismo democrático, participativo e altivo para todos os filiados e filiadas, nada mais lógico do que, cada um e cada uma, exercer, não uma obrigação, mas um direito e um privilégio de ser um construtor prático do partido político no qual você acredita e que, por isso, a ele está filiado, comparecendo no próximo domingo para este grande momento. Não é uma convocação é um convite especial, concluiu o Presidente do Diretório Municipal.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 10h05 - Fonte: ClimaTempo
29°
Tempo nublado

Mín. 17° Máx. 33°

Sex 33°C 19°C
Sáb 34°C 18°C
Dom 32°C 19°C
Seg 33°C 20°C
Ter 29°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras